Compartilhe este texto

Projeto Espaço Verde na Comunidade chega ao Campo Dourado

Por Portal do Holanda

15/05/2015 14h41 — em
Amazonas



No dia 2 de junho, às 9h, a primeira unidade do Projeto Espaço Verde na Comunidade será entregue pela Prefeitura de Manaus. A inauguração, que acontecerá no Loteamento Campo Dourado, na Cidade Nova, zona Norte, abrirá a programação da Semana do Meio Ambiente 2015 da prefeitura.

O projeto tem como finalidade promover a recuperação ambiental de áreas verdes oficialmente decretadas na cidade, a instalação de equipamentos públicos que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população do seu entorno e a integração dos moradores com o espaço protegido. O projeto é desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf) e Limpeza e Urbana (Semulsp), além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), responsável pelo projeto arquitetônico.  

Desde o ano passado, o Departamento de Gestão Territorial e Ambiental e a Divisão de Educação Ambiental da Semmas vêm trabalhando na identificação dessas áreas verdes, juntamente com a realização de um diagnóstico socioambiental que permite conhecer os anseios da comunidade em relação à área verde. “Nosso ponto de partida é a realização de um diagnóstico socioambiental junto à comunidade porque ele identifica as diferentes formas de uso da área verde pelos moradores, e a partir daí verifica as possibilidades de intervenções para a recuperação vegetal e a implantação de infraestrutura, de recreação e lazer nos trechos degradados”, afirma Itamar Mar.

No Campo Dourado, a área verde possui um total de 21 mil metros quadrados. Destes, 2,8 mil metros quadrados, o equivalente a 13% do total, encontravam-se degradados. Neste trecho, a comunidade utilizava a área para atividades esportivas, em um campo de areia, porém havia muitos pontos de lixeiras viciadas e a presença de usuários de drogas em razão da escuridão no local. “Diversas reuniões foram realizadas com a comunidade a fim de discutir o projeto e a forma como essas áreas poderiam ser recuperadas. A participação dos comunitários no processo de discussão é fundamental para o êxito das ações já que eles podem opinar e propor modificações”, observou o secretário.

Veja a programação

Fotos: Tácio Melo e Karla Vieira/Semcom


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas