Professora da Ufam é 1ª cientista do Norte a integrar conselho internacional de computação
Manaus/AM - A professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, foi escolhida para integrar o conselho da Association for Computing Machinery (ACM), a maior sociedade científica de computação do mundo.
Em declaração sobre sua eleição, Tanara Lauschner ressaltou a importância da representatividade regional, destacando que sua presença no conselho proporciona uma oportunidade única de voz para regiões sub-representadas, evidenciando que talento e potencial existem em todos os cantos do mundo.
Esta é a primeira vez que um cientista do Norte do Brasil conquista esse posto na associação, com mandato de quatro anos a partir de 1º de julho de 2024. Atualmente, Lauschner, que leciona no Instituto de Computação da Ufam, também ocupa o cargo de Subsecretária para Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Fundada em 1947, a ACM é reconhecida como a principal sociedade científica internacional na área de computação, desempenhando um papel crucial no avanço do conhecimento, pesquisa e prática em tecnologia da informação.
A entidade publica revistas e livros prestigiados, organiza conferências de alto nível e abriga diversos Grupos de Interesses Especiais (SIGs) que promovem a colaboração e avanços na pesquisa em áreas específicas da computação, como inteligência artificial e segurança.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas