Compartilhe este texto

Primeiro dia de testagem atende 300 profissionais da Educação em Manaus

Por Portal Do Holanda

18/08/2020 14h51 — em
Amazonas


Foto: Tácio Melo / Secom

Manaus/AM - O primeiro dia de testagem de profissionais da Educação da rede pública em Manaus para diagnóstico da Covid-19 atendeu cerca de 300 profissionais, nesta terça-feira (18), no Sambódromo. A testagem em massa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), e faz parte das ações voltadas ao retorno às atividades presenciais da rede estadual de ensino, iniciada em Manaus no último dia 10.

O agendamento seguirá sendo feito, por meio do aplicativo Sasi, até que todos os 15 mil servidores que atuam em escolas da capital sejam atendidos. Nesse primeiro momento, entretanto, estão sendo priorizados os profissionais de unidades do Ensino Médio. Os servidores que atuam em escolas do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) deverão ser testados em outra oportunidade, com data a ser anunciada pela Secretaria de Educação.

Diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes acredita que a testagem em massa é uma estratégia importante para a volta às aulas na capital. “É mais uma medida de segurança para a retomada das aulas no ano letivo, considerando o cenário de redução do número de casos. Então, dá uma segurança e a possibilidade de reabertura de serviços, comércio e, hoje, a volta às aulas na rede pública do Estado”, completou o diretor técnico.

Nesta terça-feira, os testes ocorrerão somente no Sambódromo, até as 14h. Ainda nesta semana, será anunciada a abertura de um segundo polo de testagem, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o que ampliará a quantidade de exames que serão realizados por dia, em dois períodos.

Exame

A testagem em massa dos profissionais da Educação acontece por meio de serviço drive-thru – contudo, os servidores que não possuem carro também serão examinados. O resultado é divulgado no mesmo dia, após duas horas, por e-mail. Caso o teste dê positivo, o profissional é afastado imediatamente da escola, por sete ou 14 dias.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: FVS-AM, governo amazonas, Manaus, seduc-am, servidores covid-19 manaus, Susam, teste rápido professores manaus, volta aulas Manaus, Amazonas

+ Amazonas