Compartilhe este texto

Painel no Compol Amazonas debate desafios da cobertura política nas redes sociais

Por Portal Do Holanda

20/10/2025 22h53 — em
Amazonas


Thalita Eduarda, representando o jornalista Raimundo de Holanda / Foto: Ruan Souza

Manaus/AM - O primeiro dia do Compol Amazonas 2025, realizado nesta segunda-feira (20), no Teatro Manauara, promoveu o painel “Cobertura política nas redes sociais”, reunindo nomes de destaque da comunicação regional. O debate promoveu uma análise sobre os desafios enfrentados pelos profissionais na era digital e em contextos políticos locais marcados pela polarização.

Foto: Ruan SouzaO painel foi mediado pelo cientista político Jack Serafim, que conduziu a conversa  com a CEO do portal e TV CM7 Brasil, Cileide Moussallem; a  jornalista e chefe de redação do Portal do Holanda, Thalita Eduarda, que participou representando o jornalista Raimundo de Holanda; jornalista e analista político do site Direto ao Ponto, Igor Castro e o jornalista do Portal Fatos Marcantes, Fábio Melo. 

Jack Serafim / Foto: Ruan SouzaDurante a discussão, Jack Serafim abordou com os convidados os desafios enfrentados pelos profissionais da comunicação no Amazonas, principalmente em um cenário marcado pela hiperexposição nas redes sociais, polarização política e a pressão por velocidade na entrega da notícia.

Cileide Moussallem apontou que um dos principais desafios é manter a maturidade da comunicação diante do cenário atual. “Campanha eleitoral é um trabalho, o segredo é não levar para o coração. Atualmente, uma das consequências do ‘muro baixo’ no Amazonas é a falta de respeito com os profissionais da comunicação. Quando se ataca um CNPJ, ignoram-se as famílias desses profissionais. Esse muro precisa ser elevado para que haja respeito pelo nosso trabalho”, defendeu.

Já Thalita Eduarda destacou os contrastes da cobertura política no estado. “É, ao mesmo tempo, fácil e difícil porque em um cenário altamente polarizado, é desafiador não tomar partido, mas deve-se ouvir todos os lados para manter o foco do jornalismo que é informar. Esse é nosso papel”, afirmou.

O debate também abordou o impacto das redes sociais na dinâmica da comunicação política. Cileide Moussallem destacou o papel decisivo do digital: “Hoje, o nosso maior ativo são os celulares nas ruas. É nas redes sociais que o público real se manifesta, gera estatísticas e influencia decisões. O sucesso está em existir digitalmente, em estar presente e ativo em tempo real, inclusive na política e foi assim que surgiu o CM7 Brasil”.

Na mesma linha, Thalita Eduarda alertou sobre os riscos da velocidade na publicação de notícias. “Com um celular, qualquer um pode divulgar uma informação. Isso pressiona os veículos a publicarem rapidamente, mas muitas vezes a apuração é sacrificada. Uma notícia tem vários lados, exige tempo e checagem. A velocidade pode garantir cliques, mas também aumenta o risco de erro”, explicou.

A comunicadora e gestora de projetos Jossi Carvalho, que acompanhou o painel, ressaltou a importância da ética na cobertura jornalística, especialmente em cidades onde a proximidade entre os atores políticos e jornalistas é grande. 

“Um ponto que merece destaque é a importância de não levar as críticas para o lado pessoal, é fundamental saber separar o profissional do pessoal. Ainda vemos veículos que atuam mais como representantes de interesses específicos do que como imprensa de fato, e isso compromete a ética que deve nortear o jornalismo e o compromisso com a sociedade.”

O painel integrou a programação do Compol Amazonas 2025, reconhecido como uma das principais referências em marketing político e eleitoral da região Norte. O evento segue até esta terça-feira (21), reunindo especialistas, jornalistas, estrategistas e gestores públicos para debater tendências, desafios e inovações na comunicação política e institucional.

Sobre o Compol Amazonas 2025

O Congresso de Comunicação Política e Institucional (COMPOL) é o maior evento do Brasil voltado à comunicação pública. Com foco em marketing político, gestão de crises, assessoria de imprensa, engajamento digital e comunicação governamental, o congresso promove aprendizado, troca de experiências e networking qualificado entre profissionais de todo o país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas