Compartilhe este texto

MPAM pede anulação de concurso da CMM por suspeita de favorecimento a parentes de servidores

Por Portal Do Holanda

05/03/2025 22h49 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Ministério Público do Amazonas (MPAM) pediu a anulação do concurso público para os cargos de Procurador Legislativo e Médico da Câmara Municipal de Manaus (CMM) por suspeita de favorecimento a parentes de servidores.

O órgão ministerial decidiu instaurar inquérito civil para apurar as supostas irregularidades, conforme consta no Diário Oficial do MPAM publicado no dia 27 de fevereiro.

O promotor de Justiça Armando Gurgel identificou que Jordan de Araújo Farias e Milka Bringel, genro e filha do Procurador Legislativo Silvio Bringel, foram beneficiados de maneira inadequada.

 "Houve violação frontal e categórica da norma logo acima citada com o expediente de atuação de fato pelo Procurador Legislativo Silvio da Costa Bringel Batista, nos certames referente aos cargos para os quais concorreram seus parentes (Procurador Legislativo e Médico), circunstância que viola a transparência do concurso público, colocando sob gravíssima e inafastável suspeição, diante da obrigação da administração em proceder de forma impessoal e subjetiva e objetivamente idônea", diz trecho do documento.

Além disso, o MPAM constatou a falta de anonimato e a violação do malote das provas, e o gabarito estava mal elaborado.

O promotor pediu a anulação do concurso e a contratação de nova banca para realizar o certame para os cargos de Procurador Legislativo e Médico.

Até o momento, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) não se manifestou sobre o assunto.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas