Marinha intensifica inspeções após acidentes no Rio Madeira
Manaus/AM - A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), dará início, entre os dias 14 e 22 de julho, a uma série intensificada de Inspeções Navais no Rio Madeira. A ação, batizada de Operação "Ordem nos Rios", tem como foco principal a fiscalização de embarcações que navegam por este importante corredor hidroviário, com pontos de controle estratégicos estabelecidos nas proximidades dos municípios de Borba (AM), Humaitá (AM) e na chegada a Porto Velho (RO).
A iniciativa da Marinha surge em resposta a recentes acidentes envolvendo comboios no Rio Madeira, que acenderam um alerta para a necessidade de maior rigor na fiscalização. Diante desse cenário, a força naval tem promovido uma série de reuniões com a comunidade fluvial e emitido novos dispositivos regulatórios, buscando adequar as normas à realidade da navegação local.
Durante as Inspeções Navais, a Marinha tem priorizado a conscientização dos navegantes e condutores. Alertas específicos são direcionados a embarcações de transporte de cargas e passageiros, bem como às de esporte e recreio, reforçando a importância de trafegarem com cautela. Recomendações como a designação de uma vigia extra para observar a presença de troncos e auxiliar o piloto são cruciais, visando uma navegação mais segura e a prevenção de novos incidentes.
Durante a vistoria nas embarcações, são observados diversos pontos, dentre eles:
-posicionamento e devida sinalização dos coletes salva-vidas;
-existência e validade de materiais de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, etc);
-se a quantidade dos equipamentos de salvatagem é suficiente para todos a bordo;
-existência e posicionamento de aparelhos flutuantes;
-existência de saídas de emergência;
-documentação regularizada da embarcação;
-habilitação dos condutores;
-limites de lotação; e
-condições de navegabilidade.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas