Com 500 alunos soldados, Operação Águia amplia policiamento em Manaus
Manaus/AM - O Governo do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (12), uma nova fase da Operação Águia para reforçar o policiamento ostensivo em Manaus. A ação, coordenada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), emprega cerca de 500 alunos soldados, distribuídos em todas as zonas da capital, como parte do estágio operacional supervisionado.
Além dos alunos, policiais militares e alunos oficiais atuam na supervisão das equipes, que estão alocadas nos cinco Batalhões de Área da cidade. Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a operação alia o reforço da segurança pública à formação prática dos novos policiais, com atuação em viaturas e uso de tecnologias disponibilizadas pelo Governo do Estado.
Nesta etapa, o efetivo realiza policiamento a pé e motorizado, com apoio de 35 viaturas. A Operação Águia segue até o dia 2 de março, com foco no aumento da presença policial e na redução dos índices de criminalidade. Moradores e comerciantes destacam que a ampliação do policiamento contribui para a sensação de segurança e tranquilidade na capital.
Os alunos soldados iniciaram o curso de formação em junho de 2025 e, desde então, passaram por instruções teóricas e práticas. Após participarem da Operação Natal Mais Seguro, em novembro, eles cumprem agora mais uma etapa do estágio operacional antes da formatura, prevista para março de 2026, ampliando a experiência prática nas ruas de Manaus.
ASSUNTOS: Amazonas