Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Manaus ganha Centro de Qualificação em Ginecologia

Publicado

em

Manaus passou a contar, a partir de segunda-feira, 17, com um Centro de Qualificação em Ginecologia, resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e as secretarias estadual (Susam) e municipal de Saúde (Semsa). O novo serviço visa qualificar médicos ginecologistas para atendimento às mulheres nas unidades de saúde que oferecem serviço em nível secundário para diagnóstico e tratamento das lesões precursoras de câncer de colo de útero.

Em Manaus, a primeira turma do curso de qualificação começará nesta terça-feira, 18, reunindo médicos ginecologistas de duas policlínicas da rede municipal: Castelo Branco e Comte Teles; três policlínicas da rede estadual: Codajás, Gilberto Mestrinho e João Braga; e o Ambulatório Araújo Lima.

Durante a cerimônia de lançamento do Centro de Qualificação, realizada no auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina da Ufam, bairro Praça 14, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, reforçou a importância das parcerias para o combate e prevenção ao câncer de colo de útero.

O curso de qualificação será ministrado por professores da Ufam que foram qualificados como tutores pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e terá uma duração de dois meses.

Após o treinamento dos profissionais que atuam nos serviços em Manaus, médicos de mais cinco municípios do Amazonas irão participar do curso de qualificação.
Prevenção

O câncer de colo de útero é uma doença que pode ser prevenida e tratada caso seja detectada precocemente no exame preventivo (papanicolau), que pode identificar lesões - indicativos de que a mulher poderá desenvolver o câncer, processo que pode levar até dez anos. E, mesmo com o câncer já instalado, se for diagnosticado de forma precoce, as chances de cura são maiores.

Na rede municipal, 85% das unidades de saúde realizam a coleta de material para exame do preventivo, além das quatro Unidades Móveis de Saúde da Mulher.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.