Leonardo Steiner, Cardeal da Amazônia, é apontado pela Reuters como possível novo Papa
Jornal Nacional diz que a Reuters, maior agência de notícias do mundo, apontou Dom Leonardo Steiner, da Amazônia, como possível sucessor do Papa. Outros dois brasileiros também são cotados. pic.twitter.com/ZBLnanBwkG
— Bruno Guzzo® (@BrunoGuzz0) May 3, 2025
Manaus/AM - Uma notícia com forte impacto para a Igreja Católica no Amazonas e no Brasil surgiu nesta sexta-feira (2): o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, de 74 anos, figura entre os nomes cotados para a votação no Conclave, o processo secreto que elegerá o sucessor do Papa Francisco, falecido em 21 de abril. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, colocando o primeiro cardeal da Igreja Católica da Amazônia, nomeado em 2022, no centro das atenções globais. Dom Leonardo é reconhecido por sua defesa de pautas alinhadas às de Francisco, como a preservação do meio ambiente e a promoção da tolerância religiosa.
Nascido em Forquilhinha (SC), Dom Leonardo Steiner foi empossado cardeal pelo Papa Francisco em agosto de 2022, após sua nomeação em maio do mesmo ano. Na ocasião, o arcebispo expressou sua alegria em representar a Amazônia, destacando o olhar atento do pontífice para a região e para as periferias da Igreja. Sua trajetória inclui a nomeação como bispo por João Paulo II em 2005 e dois mandatos como secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de ter sido bispo auxiliar de Brasília por indicação de Bento XVI. Como membro do Colégio Cardinalício desde 2022, Dom Leonardo agora participa ativamente do processo de escolha do novo líder da Igreja Católica.
Além de Dom Leonardo Steiner, outro brasileiro também figura na lista de possíveis sucessores de Francisco: o arcebispo de Salvador, cardeal Sérgio da Rocha. Nascido no interior de São Paulo, Dom Sérgio da Rocha, de 64 anos, foi nomeado para a arquidiocese baiana em 2020. Com formação em Teologia Moral, o cardeal também possui experiência como professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A presença de dois nomes brasileiros entre os papáveis demonstra a relevância da Igreja Católica no Brasil e na América Latina para o futuro do pontificado. O Conclave, com início previsto para 7 de maio, será um momento crucial para definir os rumos da Igreja Católica, que reúne 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas