Compartilhe este texto

Governo do Amazonas e Petrobras articulam retomada de perfurações em Urucu

Por Portal Do Holanda

06/01/2026 21h14 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM- O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), e a Petrobras avançaram, nesta terça-feira (6), nas tratativas para viabilizar a retomada da perfuração de poços na região de Urucu-Coari. A atividade, que estava interrompida há mais de uma década, deve receber um aporte de aproximadamente meio bilhão de dólares.

A reunião focou na agilização da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), instrumento jurídico indispensável para que a estatal utilize áreas públicas para a instalação de bases, dutos e terminais. Segundo a secretária da Sect, Renata Queiroz, a medida segue a diretriz do governador Wilson Lima de garantir segurança jurídica e atrair investimentos de longo prazo, evitando conflitos fundiários e respeitando normas ambientais.

A retomada das atividades na Amazônia prevê um cronograma robusto para os próximos meses:

Infraestrutura: Perfuração de 22 poços e instalação de cerca de 40 quilômetros de linhas.

Cronograma: A campanha de perfuração deve começar em fevereiro, com novos poços previstos para o segundo semestre, após a conclusão do licenciamento ambiental.

Desenvolvimento: O investimento promete aquecer setores de construção civil, navegação e serviços, gerando novos postos de trabalho e aumentando a arrecadação de impostos no estado.

Para o gerente de projetos da Petrobras, Marcos André, a iniciativa é vital para a reposição de reservas de óleo e gás. "Este é um momento relevante para o setor energético e para a economia local, garantindo o futuro da produção no Amazonas e o retorno social através da geração de energia", afirmou.

Projetos Estratégicos em Pauta

Atualmente, três processos de concessão de uso de solo estão em tramitação prioritária na Sect, sendo considerados pilares para o avanço das operações:

Complemento LOC 2

Novo Poço ARZ 1

Novo Poço CPP-2

A parceria entre o poder público e a Petrobras é vista como o passo inicial para destravar o licenciamento ambiental, permitindo que a cadeia produtiva regional seja fortalecida e a segurança energética do país seja ampliada a partir da produção em solo amazonense.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas