Compartilhe este texto

A lenda do Candiru. Será que é lenda mesmo?

Por Portal Do Holanda

24/11/2013 15h16 — em
Amazonas



A região amazônica, com sua beleza exuberante, esconde muitas lendas como a do “Boto  Tucuxi”,  a “Cobra grande” e o “Candiru”.Mas será que todas são somente lendas?

Eu posso afirmar para vocês, meus leitores que a última, a do peixe Candiru, com sua capacidade de penetração em orifícios do corpo humano é a mais pura realidade.

É verdade que os médicos urologistas que atendem em serviços de urgência estão acostumados às causas mais freqüentes de sangramentos pela uretra  como pedras , infecções e até mesmo alguns casos de corpos estranhos. Mas, sem dúvida , um peixe dentro da uretra é incrível!

Eu atendi um  paciente de 23 anos, do sexo masculino , que procurou o serviço de urgência com extrema dificuldade para urinar e sangramento pela uretra , com história de que há 3 dias sofrera um ataque por um peixe da região amazônica conhecido pelo nome de CANDIRÚ e que o mesmo havia penetrado em sua uretra quando estava urinando dentro do rio, referia que tentou segurá-lo,  mas era muito liso e parecia ser de pequeno tamanho. Quando o examinei, o paciente apresentava-se descorado com febre , forte dor no pênis, impossibilidade de urinar, sangramento pelo pênis  e grande inchaço de bolsa  escrotal . O levei ao  centro cirúrgico , e , sob anestesia , realizei uma  cistoscopia ( endoscopia da uretra e bexiga )  para diagnóstico e documentação do caso. Identificamos  que o peixe era de grande tamanho ( 12 cm de comprimento por 1,5 de largura )  ocupando toda a uretra e com a cabeça perto do esfíncter urinário (o músculo que controla a urina ) e  provavelmente, enquanto vivo o peixe tentou penetrar em bolsa escrotal, explicando o importante inchaço da mesma .

Tive muitas dúvidas em como retirar este peixe da uretra devido a extrema delicadeza e seriedade do caso.

Pensei em abrir o períneo ( região entre a bolsa escrotal e o ânus )  e retirá-lo por esta via, mas o risco de infecção e de impotência seria muito alto.

Foi então que após várias lavagens da uretra e com equipamento endoscópico adequado e câmeras para visualização dentro da uretra consegui retirá-lo, após cerca de duas horas de cirurgia. O paciente permaneceu internado com cuidados clínicos inerentes ao caso e , no seguimento de um ano , não apresentou estreitamento da uretra, impotência   e /ou qualquer outra complicação.

Este peixe foi tombado na coleção ictiológica do INPA  ( 15590 ) e positivamente identificado como da ordem Siluriformes ; Família Trichomycteridae e Gênero Plectrochilus.

Provavelmente o ataque ocorrera por alguma substância na urina humana que atraiu este peixe. De todas as formas não aconselho a ninguém urinar dentro do rio sem proteção (sunga ou biquíni). 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas