Compartilhe este texto

Festival de Parintins: polícia orienta mulheres sobre medidas de segurança

Por Portal Do Holanda

03/06/2025 23h54 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Festival de Parintins, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho em Parintins, no interior do Amazonas, costuma atrair diversos torcedores que vão para Ilha Tupinambarana prestigiar a disputa cultural entre os bumbás Caprichoso e Garantido. Devido ao grande fluxo no município, algumas medidas de proteção precisam ser tomadas, especialmente com relação às mulheres.

A delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul, disse que uma das orientações é que as mulheres estejam sempre acompanhadas de amigos ou pessoas de confiança, além de manterem cautela ao conhecerem novas pessoas durante o trajeto ou nas festividades.

“As mulheres devem evitar viajar sozinhas, optando por grupos e mantendo atenção aos seus pertences. É importante informar a familiares o horário de chegada e qual embarcação será utilizada. Se possível, escolher assentos próximos a outras pessoas para evitar o isolamento durante a viagem”, enfatizou a delegada.

Segundo a delegada, o Festival de Parintins reúne uma grande quantidade de pessoas, o que pode aumentar a incidência de crimes como importunação sexual e violência doméstica, principalmente em contextos de consumo excessivo de álcool.

“Elas devem estar atentas ao ambiente ao redor e buscar permanecer próximas de amigos. Em caso de importunação, devem procurar imediatamente as autoridades ou um segurança local. Tanto homens quanto mulheres têm o dever de promover o respeito mútuo, é fundamental que todas se sintam seguras para denunciar qualquer tipo de violência”, afirmou a delegada.

A Polícia Civil reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres, para que todos possam aproveitar o festival com liberdade e sem medo.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas