Estudante e grupo amazonense ganham prêmios no “Students for Liberty” em Washington

Por Portal do Holanda

29/02/2016 14h35 — em Amazonas


 
Na noite de sábado, o estudante amazonense da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Julio Lins ganhou o prêmio de “Student of the Year” - (Estudante do Ano), na Conferência do “Students For Liberty” – (Estudantes pela Liberdade), em Washington D.C. Ele  também é membro do Clube Ajuricaba, grupo associado ao “Estudantes Pela Liberdade”, que na noite de premiação também conquistou um prêmio – o de  “Melhor Grupo Estudantil”-, com iniciativas libertárias.

A “Students For Liberty” é a maior rede estudantil do mundo, presente em 120 países, com mais de 2.000 coordenadores e um número superior a 100.000 estudantes diretamente integrados à rede. A votação encerrou dia 12 de fevereiro.


‘Estudante do Ano’

 Na disputa pelo prêmio ‘Estudante do Ano’ também estavam Anna Shnaidman (Hebrew University of Jerusalem), Cory Massimino — Seminole State College (USA),Fernando Moreno — Universidad Santa María (Ecuador) e Louis Lo — University of Hong Kong (Hong Kong).   Júlio Lins afirma que o prêmio é importante porque representa o reconhecimento da luta de uma nova geração de jovens contra o populismo. “A minha vitória só vai fortalecer o trabalho que venho realizando e ganhará proporções não só nacionais, quanto internacionais”. 

Engajado na luta pela liberdade e motivador de inúmeros estudantes, que desejam ver o País prosperar com uma carga tributária menor, menos burocrática e com mais liberdade econômica, Júlio acredita que uma má administração governamental se reflete em menos oportunidades de emprego para jovens recém-egressos da universidade. “Até mesmo, alguns jovens que desejam estudar são prejudicados devido à ineficácia administrativa de certos governos, essencialmente pela má qualidade da educação pública.

 
‘Reconhecimentos’ 

Em uma de suas recentes atuações aconteceu no dia 15 de dezembro, na Avenida Paulista, em São Paulo. No local, ele discursou para milhares de pessoas e atualmente, viaja o país palestrando sobre a participação dos jovens na política. A trajetória do jovem notável iniciou em 2015, quando ele ainda tinha 17 anos e se tornou conhecido por participar efetivamente dos primeiros protestos no Brasil contra o governo da presidente Dilma Rousseff. Mesmo sem possuir influência com deputados e senadores se aventurou em viagens à Brasília para dialogar abertamente, junto à oposição, o impeachment de Dilma. Depois da repercussão, Júlio foi convidado para ser coordenador do movimento “Vem Pra Rua”, que no Amazonas é um dos maiores do Brasil.  Em julho, do ano passado, um vídeo-selfie destacando incoerência na gestão pública brasileira ‘pipocou” na internet e conquistou milhões de visualizações. No mês de outubro, Júlio tornou-se porta-voz nacional do movimento Vem Pra Rua, dando entrevistas para os principais jornais nacionais e, inclusive, internacionais. No mês seguinte, acampou, juntamente com diversos ativistas de todo o Brasil, em frente ao Congresso Nacional, no que ficou conhecido por "acampamento pelo impeachment". Esteve no Congresso Nacional, inclusive dentro dos plenários das casas, em momentos históricos, como durante a votação no Senado Federal que determinou a permanência do senador petista Delcídio Amaral na prisão.


Clube Ajuricaba
 


 
Na agenda de eventos deste ano em Manaus, o a organização estudantil, que possui apenas um ano de existência,  realizará 19 eventos, com expectativa de público de 3 mil pessoas. Com o prêmio, o grupo espera consolidar-se como uma referência do meio libertário, influenciando cada vez mais pessoas para o caminho do apreço pelo indivíduo. Entre as novas metas do Clube Ajuricara está a expansão para novas cidades do Estado do Amazonas para aprimorar o pensamento liberal de forma a gerar impacto.

A instituição é o maior grupo ligado ao “Estudantes Pela Liberdade” no eixo das regiões Norte e Nordeste. Com suporte direto a mais de 60 coordenadores locais em Manaus, além de outros 50 associados simpatizantes e colaboradores. O Clube Ajuricaba tem a intenção de mudar a perspectiva paternalista e o desenvolvimentismo econômico. Para isso, são organizados  grupos de debates, de assembleias legislativas, palestras e workshops para capacitar de jovens líderes libertários. O grupo “Estudantes Pela Liberdade” é uma instituição voltada para o desenvolvimento de jovens lideranças no meio universitário. Com o objetivo de implementar um pensamento condizente com o respeito às liberdades individuais de cada pessoa, além da liberdade econômica, estado de direito e uma sociedade mais justa, a instituição tem formado coordenadores por todo o país, com um total de 1050 coordenadores espalhados pelos 27 estados e 5 regiões. Os Estudantes Pela Liberdade realizam diversas atividades, de treinamentos online a eventos não acadêmicos, a fim de transformar a realidade social e mudar a perspectiva das pessoas a respeito do futuro do país.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas