Eletrobrás tem projeto de rede subterrânea para o Centro de Manaus
A Eletrobrás Distribuição Amazonas realizou um workshop para apresentar o projeto da Empresa para rede elétrica subterrânea na cidade de Manaus. O evento foi realizado na sede da Distribuidora, nos dias 6 e 7 de julho.
A proposta está orçada em cerca de R$ 18 milhões e está em fase de planejamento. A meta da Eletrobrás Distribuição Amazonas é entregar toda a rede subterrânea até dezembro de 2016. Serão instalados medidores eletrônicos e um sistema remoto de supervisão de transformadores. Com esse projeto, o centro de Manaus estará munido de uma rede mais segura, propiciando uma limpeza visual que irá valorizar o centro histórico.

O projeto piloto será implantado na Avenida Eduardo Ribeiro que é uma importante via da cidade. Em um segundo momento, a rede subterrânea poderá ser implantada em outras localidades de Manaus.
Segundo o diretor de Planejamento e Expansão Marcos Vinícius de Almeida Nogueira, no projeto de rede subterrânea deve ser analisado o solo além dos projetos antigos, para que possam ser localizados lençóis freáticos, galerias do passado e demais interferências no subsolo. “É Preciso realizar um bom planejamento e estudo, esse projeto tem o objetivo de modernizar a parte de segurança e visual, trazer confiabilidade e maior qualidade de energia elétrica fornecida no centro de Manaus”, explicou.

O coordenador do projeto, Sérgio Dias, explicou que o Instituto Municipal de Planejamento Urbano e o Plano Diretor da Cidade de Manaus, estão sendo considerados para atendimento a todos os requisitos necessários para à devida liberação do projeto. “A empresa preparou a documentação para que possamos atender em todos os requisitos necessários para que seja possível a liberação da construção da rede subterrânea em uma área que é tombada como patrimônio histórico”, ressaltou.
Sérgio disse que a visita a campo realizada no dia 6 serviu como base para conhecer a realidade local. “A visita teve a participação dos diversos setores da cadeia industrial e comercial que foram convidados. O objetivo do encontro foi atingido com êxito, ficando a sugestão dos participantes de uma agenda para um segundo workshop, envolvendo outros segmentos da sociedade e poderes públicos interessados no tema”, enfatizou.
No segundo dia (7), foram apresentadas informações junto a fornecedores de materiais e serviços que já realizaram obras de rede subterrânea em outros estados do Brasil.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas