Três deputados do Amazonas votam contra cassação de mandato de Zambelli
Manaus/AM - Três deputados federais do Amazonas votaram contra a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália e condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Alberto Neto (PL), Fausto Júnior (União) e Pauderney Avelino (União) se posicionaram para que a parlamentar permanecesse no cargo, em votação realizada na noite desta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados.
Outros dois deputados da bancada amazonense — Adail Filho (Republicanos) e Amom Mandel (Cidadania) — votaram pela perda do mandato. Já Átila Lins (PSD), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos) não participaram da sessão. Para que a cassação fosse confirmada, eram necessários 257 votos, mas o placar terminou com 227 favoráveis à perda do mandato, 170 contrários, além de dez abstenções e 105 ausências. Com isso, o processo foi arquivado.
Zambelli foi condenada pelo STF a dez anos de prisão, em decisão definitiva, por comandar a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, com ajuda de um hacker. A deputada está detida desde novembro, quando foi localizada pela polícia italiana.
A decisão do plenário contraria o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que havia aprovado a cassação por 32 votos a 2. Com a manutenção do mandato, a Câmara encerra o processo disciplinar contra a deputada, enquanto os demais processos de cassação envolvendo outros parlamentares seguem em andamento.
ASSUNTOS: Amazonas