Compartilhe este texto

Deputado mostra preocupação diante dos números do IDH do Amazonas

Por Portal Do Holanda

01/08/2013 15h37 — em
Amazonas



Um breve análise dos dados do Índice de Desenvolvimento Humano do Amazonas foi tema do discurso do deputado Marcelo Ramos na Assembleia Legislativa do Amazonas. Segundo o deputado, baseado nos dados obtidos com o censo de 2010, o IDH do Estado mostrou que os índices não são animadores.

“Caímos quatro posições, ficando atrás de estados mais pobres como o Amapá, Roraima e Rondônia. Hoje, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, o Amazonas é o 18º colocado, enquanto em 1991 ocupávamos a 14ª posição. No quesito educação estamos em 20º lugar. Na renda, somos os 17º e de longevidade, 14º lugar. O contraditório torna os números mais preocupantes ainda porque o orçamento do Estado foi triplicado no mesmo período”, mostrou Ramos.

Sobre a responsabilidade pelos números apontados no IDH, o deputado ressaltou que, embora os últimos governantes tenham responsabilidade, a culpa não deve recair apenas sobre eles. “Apesar de terem uma responsabilidade maior porque tiveram a possibilidade de aplicar melhor o orçamento, penso que é muito simplista ‘fulanizar’ essa discussão. Temos de responsabilizar também uma classe pouco comprometida com o desenvolvimento estratégico do estado, como o empresariado, mais preocupado com os lucros e o poder do que com a melhoria da infraestrutura que tornaria o estado mais competitivo, por exemplo”, afirmou. 

Ramos destacou que não se pode assistir de maneira passiva essa situação e que os discursos não podem ser voltados apenas para a Zona Franca, mas também concentrados em desenvolver outras formas de economia no Estado e melhoria da infraestrutura. “Ou assumimos esse desafio ou vamos ficar igual aos governantes que, de 1991 para cá, permitiram a precarização das condições de vida do amazonense”, declarou o deputado.
 
O discurso de Ramos teve o apoio dos deputados José Ricardo e Luiz Castro, que salientaram a importância dos dados do IDH como um “raio-X” das condições de vida do amazonense porque os critérios usados são referentes à áreas que afetam diretamente a vida das pessoas, como a educação, saúde e renda.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas