Comunitários do Catalão participam de gincana de conscientização sobre resíduos
Moradores da Comunidade Lago Catalão, na margem direita do Rio Negro, nas proximidades do Encontro das Águas, participaram no sábado, 11, da 3a Gincana Ambiental da comunidade. O evento apoiado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi promovido pela Cooperativa Solinegro para sensibilizar os comunitários em relação ao excesso de resíduos lançados pelos próprios ribeirinhos e provenientes de outras áreas.
A ação deste sábado contou também com a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Limpeza Urbana (Semulsp). Esta participou do evento levando sua equipe de Educação Ambiental para a realização de jogos ambientais e atividades de sensibilização. Foram oferecidos também serviços de orientação sobre saúde bucal pelas equipes da Semsa. O grupo Reciclando Garis da Alegria também marcou presença.

A comunidade fica a aproximadamente cinco minutos de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, os comunitários deram um exemplo de cidadania ao participarem das atividades em prol do meio ambiente. "Essas são iniciativas que merecerão sempre o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias parceiras", destacou Itamar Mar, que participou da atividade junto a um grupo de 27 servidores da Semmas.

A gincana consiste na realização de uma disputa entre grupos para a coleta da maior quantidade possível de resíduos. Segundo o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, a iniciativa visa também promover o fomento ao turismo comunitário de base, tendo em vista o fato de que o lixo engatado nas árvores nos períodos de vazante é um dos principais problemas enfrentados pela comunidade, formada por aproximadamente 100 famílias. A coleta é feita em embarcações e ao final da competição ganha a equipe que tiver conseguido coletar a maior quantidade de resíduos.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas