Aniversário de Lindolfo Monteverde será comemorado na Baixa

A comemoração do aniversário do Mestre Lindolfo Monterde, criador do boi Garantido, acontece quinta (2) no Curralzinho da Baixa, em Parintins, a partir das 17h, sob a coordenação da família que faz a festa há vários anos.
O espaço, onde era a casa de Lindolfo e, hoje funciona como Ponto de Cultura com o projeto “Garantido, a memória cultural de Lindolfo Monteverde” terá a presença de contemporâneos do mestre que cantarão toadas antológicas; Batucada do Garantido; apresentação do início do trabalho realizado no Ponto de Cultura. O apresentador Israel Paulaian também confimou presença no evento.
“Todos os anos, minha família reúne para reverenciar a memória de meu avô e também para relembrar de tudo que ele fez e enfatizar a importância de todo seu legado, que é o Garantido”, enfatizou Cleumara, neta de Lindolfo e coordenadora do projeto. Ela também lembra que seu avô nasceu em Parintins, em 2 de janeiro de 1902, na casa original, onde viveu com seus pais, e depois morou com sua esposa e teve seus filhos, e onde morreu, em 27 de julho de 1979 em decorrências de complicações de um derrame que o impediu de acompanhar seu boi do coração por dez anos.
O projeto, segundo Cleumara, tem organização de oficinas pedagógicas de leitura e produção de texto para incentivar a leitura; oficinas de memórias de toadas para promover a interação com os antigos compositores; execução de oficina de dança e dos ritmos da batucada com a finalidade de valorizar os diferentes ritmos; organização de oficina de batucada com a finalidade de preservar o ritmo cadenciado dos batuqueiros e oficina de teatro visando ao entendimento dos aspectos cênicos da trajetória histórica do Garantido assim como de suas datas tradicionais que une o sagrado e o profano. No local também foi construida uma casa réplica da que Lindolfo morava.

“Por tudo isso, não tem como deixar data passar em branco. Temos uma missão que é preservar a memória e o legado de meu avô”, concluiu.
A casa, que teve auxílio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) para ser construida, além de ser um museu em homenagem a Lindolfo, é a base que deve proporcionar um futuro melhor as crianças da Baixa.
Cleumara Monteverde lembra que o projeto “Garantido, a tradição cultural de Lindolfo Monteverde” tinha como objetivo a princípio, apenas reconstruir a casa original de seu avô, transformando-a em museu, porém o projeto evoluiu para ser um espaço socioeducativo onde deveriam ser oferecidos cursos a jovens e crianças moradoras na Baixa do São José.
ASSUNTOS: Amazonas, Amazonas