Vídeo mostra acidente envolvendo várias pessoas durante corrida em Manaus
Manaus/AM - Várias pessoas ficaram lesionadas após diversos acidentes durante o percurso da Maximus Race realizada no último domingo(19). O evento consiste em 17 obstáculos diferente ao longo dos 5km de prova com 4 níveis de dificuldades.
As imagens abaixo mostram um momento em que um grupo está escalando um dos obstáculos de corda conhecida como "Torre de Pisa" quando a estrutura se rompe jogando os participantes diretamente no chão. Veja:
Após a divulgação dos vídeos, vários participantes relataram que houve demora nos primeiros-socorros para as vítimas lesionadas. “Irresponsabilidade o que fizeram hoje! colocaram vidas em risco! Monte de gente lesionada, fraturas expostas! Falta de assistência” declarou um atleta em seu facebook.

Uma participante, que não quis se identificar, afirmou que o braço está quebrado e o ombro ficou deslocado “eu vou ficar afastada do trabalho e das minhas atividades, vou ser prejudicada” disse.

A organizadora do evento se pronunciou por meio de nota informando que lamenta o acidente e vai prestar todo o auxílio necessário para as vítimas. Confira a nota na íntegra:
Os responsáveis pelo evento Maximus Race, em resposta ao vídeo que está sendo apresentado, considera uma fatalidade o ocorrido no último domingo e informa que o obstáculo “Torre de Pisa” foi construído com estrutura capaz de suportar um peso superior a três toneladas. Conforme o próprio vídeo mostra, não havia quantidade de pessoas com o total de peso maior do que a estrutura poderia suportar. O alumínio rompeu na solda do suporte, ou seja, fato raro neste tipo de material.
A organização da prova considera o acidente uma fatalidade, lamenta e assume toda a responsabilidade do ocorrido. Garante, ainda, que continuará dando assistência e auxílio às vítimas lesionadas, de acordo com a recomendação de tratamento adequado a cada uma.
Vale ressaltar que toda corrida de obstáculos oferece riscos principalmente em relação à entorses, fraturas e escoriações. A Maximus Race ofereceu toda a segurança, tendo em vista que dos 2 mil participantes, foram registrados apenas 9 incidentes, 2 fraturas, 6 entorses e 1 luxação, o que somados ao sinistro ocorrido no obstáculo “Torre de Pisa”, totalizam 12 ocorrências que representam 0,6% e torna este evento uma das competições mais seguras existentes.
Quanto a demora no atendimento citada, ocorreu no momento que as duas ambulâncias tinham atendido duas ocorrências e houve um atraso na volta das mesmas devido o evento da tocha olímpica, e os socorristas deram o suporte até a chegada das ambulâncias e remoção, infelizmente, atraso de 40 minutos entre o ir e vir, dia atípico nas interdições das vias próximo ao local do evento.
Agradecemos a todos que fizeram parte da maior corrida de obstáculos do Norte e Nordeste e a compreensão dos que se machucaram e de seus familiares.
ASSUNTOS: acidente, Amazonas, corrida, Manaus, Maximus Race, Amazonas