Museu Amazônico realiza exposição `Amazônia Arqueológica´

Por Portal do Holanda

11/03/2016 10h32 — em Amazonas

Manaus/Am - O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Laboratório de Arqueologia, realiza no período de 18 de março a 22 de abril de 2016, a Exposição Amazônia Arqueológica. A mostra que integra o acervo do Museu Amazônico expõe material cerâmico e lítico. O Museu fica localizado na rua Ramos Ferreira, 1036, Centro - Manaus). Mais informações pelo site: [email protected] ou pelo telefone (92) 3305-1181 (ramal - 2012)

De acordo com a equipe de curadoria, a exposição objetiva oportunizar aos visitantes a reflexão sobre a importância desses objetos e da contribuição da ciência arqueológica para a construção do conhecimento da História da Amazônia. Deste modo, dividiu-se a exposição em duas salas com dois temas norteadores:

A Sala 1 apresenta o tema `Mentes Criativas e Rochas Transformadas: Exposição de Tecnologia Lítica´ que objetiva ampliar os horizontes de conhecimentos e visibilidade sobre esses vestígios no Estado do Amazonas, onde diferentes populações produziram ferramentas complexas e diversificadas. Esses materiais são provenientes de diferentes regiões e sítios arqueológicos.

Na Sala 2, o tema escolhido é `Diversidade da Cerâmica arqueológica no Amazonas´ em que apresenta uma série de objetos cerâmicos provenientes de pesquisas arqueológicas e de doações realizadas por moradores de comunidades próximas ou em áreas de sítios arqueológicos, cujo objetivo é ressaltar a diversidade tecnológica, morfológica e estilística, existente na cultura material pretérita no Amazonas.

Segundo o diretor da Divisão/Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico e curadora da exposição, Luciano Souza, aabertura será realizada no dia 17 de março, às 19h no Museu Amazônico.

 

 

 
 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas