Vestígios de agrotóxicos são encontrados em pães e biscoitos: entenda os riscos do 'Pacote do Veneno'
Pesquisadores da Fiocruz divulgaram um alerta sobre o impacto na saúde dos brasileiros, caso projeto de lei 6.299/2002, que tramita no Senado e flexibiliza normas de adoção de agrotóxicos no país, for aprovado. A lei, chamada "Pacote do Veneno" permitirá o registro de novos pesticidas para produtos agrícolas e retira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a função de regular o uso de agrotóxicos no país.
A pesquisadora Aline Gurgel explicou ao Yahoo que não exite uma técnica capaz de remover completamente os resíduos de agrotoxicos, que podem contaminar alimentos industrializados ou in natura como em frutas, sucos industrializados e molho de tomates.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou uma pesquisa onde foi detectada a existência de vestígios de defensivos, dentro dos limites permitidos pela legislação. Os produtos são: bebida de soja Naturis (Batavo); cereal matinal Nesfit (Nestlé); salgadinhos Baconzitos e Torcida (ambos da Pepsico); pães bisnaguinha Pullman (Bimbo), Wickbold, Panco e Seven Boys (da Wickbold); biscoitos de água e sal Marilan, Triunfo (Arcor), Vitarella e Zabet (ambos da M. Dias Branco); e os recheados Bono e Negresco (Nestlé), Oreo e Trakinas (Mondelez). O Idec destadou que em nenhuma amostra a substância encontrada estava acima do limite permitido.
Outro estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Princeton, da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Insper aponta que a utilização do glifosato (agrotóxico mais utilizado no Brasil) nas plantações de soja causou a alta de 5% na mortalidade infantil, com impactos no peso ao nascer e na prematuridade.
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar