Compartilhe este texto

Endometriose: entenda sintomas e tratamento da doença de Anitta

Por Portal Do Holanda

08/07/2022 11h38 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Liminha Júnior

A endometriose afeta uma em cada dez mulheres no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.  A doença diagnosticada na cantora Anitta, provoca cólicas menstruais e dores abdominais fora do período menstrual, dores nas relações sexuais, sangramentos intestinais e urinários, fadiga e até infertilidade.

O endométrio é um tecido que forra o útero, permitindo que o óvulo se instale para ser fecundado pelo espermatozóide. Ele é afetado pelos hormônios, que podem alterar sua espessura. A doença ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero, como nos ovários e na bexiga.

Em um corpo sadio, o endométrio costuma ser expelido por meio da menstruação, quando cresce fora do útero e isso não acontece, ocorrem as dores intensas. A doença é uma condição crônica e costuma parar com os sintomas apenas após a menopausa, já que não tem cura. 

Mulheres em idade fértil podem fazer uso do anticoncepcional para suspender a menstruação e evitar dores, de acordo com orientação médica. Nos casos mais graves, é recomendado que a mulher passe por procedimentos cirúrgicos que realizam uma raspagem do endométrio que foi parar em outros órgão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar