Compartilhe este texto

Venda da Clínica São Vicente para a Rede D’or é liberada

Por Agência O Globo

29/03/2017 12h03 — em
Rio de Janeiro



Rio — A venda da Clínica São Vicente, na Gávea, para Rede D’Or São Luiz, processo iniciado no ano passado, foi aprovada, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), como informou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois. Conforme O GLOBO já havia noticiado, uma fonte que acompanhou o processo de venda confirmou que a direção da unidade comunicou o fechamento do negócio ao corpo médico já em novembro. A ideia era que a partir de 14 de dezembro do ano passado o comando já passasse aos novos donos, mas foi necessária a liberação do Cade.

Por se tratar um ato de concentração, o Cade precisou analisar se a venda poderia representar algum risco para concorrência de mercado. Procurada nesta quarta-feira, a direção da São Vicente preferiu não se pronunciar.

As negociações com a Rede D’Or teriam começado, segundo fontes, no começo do segundo semestres de 2016. A ideia dos proprietários da Clínica São Vicente era buscar um parceiro que atuasse como sócio, com objetivo de quitar uma dívida tributária e permitir a expansão da unidade. Antes de ser passada à Rede D’Or, a São Vicente, já teriam iniciado negociações com um grupo estrangeiro e com fundos imobiliários.

A Rede D’Or ainda não comentou a negociação. Hoje, ela administra o serviço de radioterapia que funciona dentro da Clínica São Vicente, vinculado ao Oncologia D’Or. A Rede D’Or São Luiz é considerada hoje a maior operadora independente de hospitais do Brasil, com presença em São Paulo, no Distrito Federal e em Pernambuco, além do Rio. Os investimentos no Rio vem crescendo. Em outubro, inaugurou o CopaStar, unidade de ponta com serviços e técnicas inovadoras sobretudo nas áreas de neurocirurgia e cirurgia cardíaca, além de hotelaria classe A. Localizado em Copacabana, o novo hospital, teve investimento de R$ 400 milhões se juntou a outros oito do grupo na cidade. No Brasil, são mais de 30.

Inaugurada em novembro de 1933 por dois jovens médicos nordestinos — o cardiologista Genival Londres e o psiquiatra Aluísio Marques —, o Sanatório São Vicente nasceu na Rua Marquês de São Vicente com perfil de casa de repouso: recebia pacientes com doenças psiquiátricas, cardíacas, geriátricas ou que necessitassem de longo período de descanso e recuperação. Funcionou como clínica de repouso até 1942. Somente a partir da década de 1960 passou a funcionar como hospital geral e se tornou uma referência no Rio.

Foi em uma das suítes da clínica que Vinicius de Moraes e Baden Powell — observados por Chico Buarque — finalizaram a música “Pra que chorar”, inspirada no sofrimento da família de um paciente que agonizava em um quarto vizinho.

Pelos quartos da casa da Rua João Borges já passaram muitas celebridades. Como a apresentadora Ana Maria Braga, o jogador de futebol Neymar, o autor de novelas Gilberto Braga, o cantor Cazuza e a apresentadora de TV Xuxa, que ali deu à luz Sasha há 15 anos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro