Compartilhe este texto

Sexta edição do Rio Gastronomia reúne, em novembro, o melhor da culinária

Por Agência O Globo

25/09/2016 3h52 — em
Rio de Janeiro



RIO — A receita é certeza de sucesso: o melhor da gastronomia carioca desfilando no espaço mais badalado da cidade. É a 6ª edição do Rio Gastronomia, que este ano aporta nos Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, entre os dias 4 e 13 de novembro. Com o dobro de espaço ocupado anteriormente no Jockey Club e com direito a uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara, o cardápio de atrações está ainda mais variado, com aulas de chefs renomados, quiosques de restaurantes premiados, bares, food-trucks, feiras de pequenos produtores rurais e de cachaças, além de atividades infantis e shows.

— Esta edição do Rio Gastronomia tem um sabor especial. Devido ao grande sucesso do ano passado, quando mais de 70 mil pessoas visitaram o evento, entendemos que estava na hora de mudar de endereço, para oferecer ainda mais conforto, conteúdo e serviço ao nosso público — diz Sérgio Abdon, gerente de Projetos Especiais da Infoglobo. — Além de o Píer Mauá disponibilizar o dobro do espaço que tínhamos no Jockey, ficamos felizes em entrar na agenda do novo point de entretenimento e cultura da cidade.

Maior evento do gênero no país, o Rio Gastronomia, uma realização O GLOBO, é apresentado pela RioTur e pelo Sistema Fecomércio RJ, com patrocínio master de CEG, Unimed Rio e Santander; e patrocínio de Maturatta Friboi, Cerveja Therezopolis e Sebrae. O evento tem ainda o apoio de Air France, Deli Delicia, Água Mineral São Lourenço e Azeite Andorinha; e parceria com Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio). Este ano, os ingressos entrarão em pré-venda a partir de quarta-feira para os sócios do Clube O GLOBO Sou+Rio e no dia 3 de outubro para o público em geral (veja box ao lado). As inscrições para aulas são feitas no ato da compra do ingresso.

Como já é tradição, na noite anterior ao início do evento, numa festa para convidados, serão anunciados os vencedores do Prêmio Rio Show de Gastronomia, destacando as melhores casas da cidade em 26 categorias, como francês, italiano, oriental e português. Vencedor dos prêmios de melhor chef e restaurante na edição do ano passado, Rafael Costa e Silva participará do evento pela primeira vez levando para os armazéns um posto avançado do Lasai.

— O Rio Gastronomia é uma oportunidade de conhecer e de conversar com o público, além da chance de cozinhar coisas diferentes das do restaurante, uma cozinha mais informal, que é o que vamos fazer — conta o chef, adiantando um pouco o cardápio. — Vamos fazer um pernil de porco inteiro, gigante, de 18 quilos, para fatiar na hora e ir fazendo pequenos sanduíches num pão também feito por nós.

O time de chefs estrelados inclui veteranos como o francês Roland Villard, que já comandou aulas concorridas em diversas edições do evento. Este ano, o mestre convocará alguns de seus pupilos, como Ricardo Lapeyre, Paula Prandini e Elia Schramm, para recriarem as receitas dos inesquecíveis couverts da sua época à frente do Le Pré Catelan, no Hotel Sofitel.

— Era o único restaurante que mudava o couvert todos os dias, e que eram receitas completas — conta Roland, que ganhou um jantar-homenagem de seus meninos na sua despedida do restaurante do hotel. — Desenvolvemos uma amizade e um respeito muito grandes quando trabalhamos juntos. Tenho orgulho de ver o trabalho que eles estão fazendo. Desta vez, eles vão cozinhar, eu vou ser apenas o maestro.

Outra aula que promete surpreender é a Cozinha Moderna Gaúcha, que vai mostrar a versatilidade da culinária do Sul com os chefs gaúchos Pedro Siqueira, do Puro e do Massa, e Marcelo Schambeck, chef do novo hotel Yoo2.

— A ideia é tirar o estereótipo de churrasco e chimarrão. Trabalhamos muito com peixes gordos, de águas frias, como olhete — diz Schambeck, animado com o desafio.

Para mostrar toda a riqueza da gastronomia carioca, mais de 40 quiosques de restaurantes premiados e botecos, além de food-trucks e representantes de comida de rua, estarão distribuídos pelos dois armazéns e na área externa, à beira da Baía.

— O Rio Gastronomia ajuda a mostrar quem está em evidência e fazendo um bom trabalho. É uma oportunidade para apresentar a cariocas e visitantes o que tem de bom na cidade — diz o chef Thomas Troisgros, que estará no evento com o CT Boucherie. — Vamos servir o Picadinho do Batista, que é superemblemático.

Mas há opções para todos os paladares e preferências gastronômicas, como o vegetariano Naturalie, o espanhol Venga, o oriental Japa B, os tradicionais doces da confeitaria Kurt, os sanduíches do Da Roberta (Sudbrack), a pizza da Capricciosa, entre outras delícias.

Mania nas ruas, os food-trucks terão representantes dos quatro cantos da cidade, como os indefectíveis bolinhos do Aconchego Carioca, a coxinha de pato do Delfina, os suculentos sanduíches do Orange Burguer e as misturas do Rio Je t’Aime, que celebra a amizade entre chefs franceses e brasileiros. No caminhão franco-brasileiro, Danni Camilo e Olivier Cozan receberão chefs como Elia Schramm, Frédéric De Maeyer e Frederic Monnier.

— Farei éclair, que faz muito sucesso na Brasserie Rosário, e uma releitura de carne assada ao molho com batata gratinada — diz Monnier.

Os petiscos estão garantidos com a presença dos finalistas do Comida di Buteco deste ano, como o Colarinho Branco, Bar do Momo, Art Chopp e o primeiro vencedor nacional do concurso, o Bar do David, no Morro Chapéu Mangueira, no Leme.

— Vou servir o petisco campeão Ressurgência, um vinagrete de frutos do mar com feijão-fradinho, croquete de frutos do mar e tudo mais que misture mar e favela e que carreguem a minha identidade — diz David, que também é pescador. — É uma honra representar a gastronomia da favela num evento tão importante.

As delícias de rua e da praia também vão circular dentro do evento, como o Sucolé do Claudinho, os Caldos da Nega, o Tacacá da Rose e a Cocada da Cris e Evandro.

Representando o que há de melhor na coquetelaria da cidade, o pop-up do Paris Bar leva ao Píer as criações elaboradas de Daniel Milão.

— Vamos transportar o ambiente do Paris para o armazém, com a mesma complexidade nos coquetéis em três receitas exclusivas, uma com gim, outra com rum e, claro, uma com cachaça — adianta Milão.

Reforçando a parte gastronômica do evento, o Astor terá uma estação do bar na primeira semana; e o Bar Lagoa, na última.

E, como toda boa festa precisa de boa música, todo dia uma atração musical encerra a programação, já de noite. Entre os artistas já confirmados, está o sambista Diogo Nogueira, que promete transformar a área em frente ao palco montado de frente para a Baía de Guanabara em uma pista de dança.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro