Compartilhe este texto

Após um ano da Chacina de Costa Barros, PMs não foram julgados

Por Agência O Globo

28/11/2016 3h07 — em
Rio de Janeiro



RIO — Um ano após a Chacina de Costa Barros, na qual cinco jovens foram mortos dentro de um carro atingido por 111 tiros — muitos deles de fuzil — disparados por policiais militares, as famílias das vítimas ainda esperam por justiça. Os quatro PMs envolvidos no caso ainda não foram julgados. Parentes dos rapazes planejam fazer hoje um protesto em frente ao Tribunal de Justiça, no Centro, para pedir que os réus sejam afastados de suas funções.

— Nós estaremos lá pedindo o desligamento dos policiais da corporação. Já se passou um ano e nada — afirmou Carlos Henrique, pai de Carlos Eduardo, um dos jovens mortos na chacina. — Alimentamos a esperança de que a justiça será feita, mas está muito difícil.

Roberto de Souza Penha, de 16 anos, Carlos Eduardo da Silva de Souza, da mesma idade, Cleiton Corrêa de Souza, de 18, Wilton Esteves Domingos Júnior, de 20, e Wesley Castro Rodrigues, de 25 anos, haviam passado o dia no Parque de Madureira, comemorando o primeiro salário de Roberto. Na volta para casa, foram confundidos com bandidos pelos PMs, que procuravam um grupo que teria roubado um caminhão momentos antes.

O carro dos jovens foi fuzilado quando passava pela Estrada João Paulo. Os policiais Antônio Carlos Gonçalves Filho, Fábio Pizza Oliveira da Silva, Thiago Resende Viana Barbosa e Márcio Darcy Alves dos Santos chegaram a dizer que trocaram tiros com os jovens, mas a perícia descartou a versão dos policiais. Não havia indícios de disparos feitos do interior do carro.

Os policiais foram presos no dia seguinte ao crime. Em junho deste ano, foram soltos por conta de uma liminar do Superior Tribunal de Justiça. Em agosto, a pedido do Ministério Público estadual, voltaram à cadeia. Devido a um despacho em novembro, continuam presos na unidade prisional da PM, em Niterói. Os advogados dos policiais já impetraram 28 habeas corpus pedindo a soltura do grupo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro