Prefeito participa da abertura do Fórum Nacional de Transporte Urbano e Trânsito em Manaus

Por Portal do Holanda

27/11/2014 18h13 — em Amazonas

O prefeito Artur Virgílio Neto participou, na manhã desta quinta-feira, 27, da abertura da 84ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O evento ocorreu no Tropical Hotel, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, onde Artur cobrou maior envolvimento do Governo Federal com o problema da mobilidade urbana.

O evento é organizado pela ANTP, FNP e Prefeitura de Manaus e reúne até esta sexta-feira, 28, gestores públicos de todo o país para o debate de idéias e propostas que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana nos grandes centros.

Durante a reunião, o prefeito chamou a atenção para a necessidade de um maior envolvimento do Governo Federal com projetos que visam melhorar o transporte público e a malha viária, não só de Manaus, mas de todos os municípios com projetos e necessidades urgentes nesta área.

“Se a mobilidade urbana fosse um problema só de Manaus, seria uma questão municipal, mas é um problema nacional. O país não vai avançar sem que o Governo Federal se envolva, de verdade, para solucionar a questão”, disse Artur.

Para o prefeito, uma das medidas que ajudaria a amenizar os problemas, seria o repasse integral aos municípios das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), levando à atenuação das tarifas. “Uma solução verdadeira será com a implantação de um sistema de tecnologia superior, a desoneração dos impostos da cadeia produtiva dos coletivos e com a Cide em nossas mãos. Isso não deve sair dos cofres das prefeituras e sim dos cofres federais, pois o problema está em todo o país”, explicou.

Para o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, os problemas são reflexos de falhas das administrações ocorridas nos últimos 50 anos, mas que podem ser corrigidas com bons projetos discutidos por técnicos e políticos. “Aqui reunimos os técnicos e os gestores políticos para que possamos elaborar propostas a serem apresentadas na Câmara Federal para prefeitos e governadores e melhorarmos a vida da população nos grandes centros urbanos”, disse o presidente da ANTP.

O superintendente municipal de transportes urbanos, Pedro Carvalho, destacou que o Fórum sempre resulta em benefícios para a população em geral. Segundo ele, a troca de informações vai contribuir para a reestruturação que a prefeitura está realizando em Manaus. “Acreditamos sempre que dessas discussões possam sair bons resultados. É uma troca de experiências. Pois cada cidade tem algo a oferecer a outra”, disse Carvalho.

O diretor-presidente Manaustrans, Paulo Henrique Martins, lembrou que os problemas nos municípios são os mesmos, porém algumas cidades avançaram na resolução deles. “Os gestores trazem novas ideias e também buscam alternativas para que possam levar as suas realidades. Por isso, levantaremos discussões sobre diversos assuntos. Tudo isso será somado e, certamente, nos ajudará em nossos planos de mobilidade”.