Homem diz que garota de 12 anos pediu para ele matar mãe que não aceitava namoro em Manaus
Manaus/AM - Renato do Vale Costa, de 25 anos, foi preso, e uma adolescente de 12 anos, ambos suspeitos do homicídio de Francisca Alves Praia, de 48 anos. A vítima, que era mãe da adolescente, foi encontrada morta em sua residência no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, no último domingo (17).
O delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), destacou a agilidade das investigações. "Em apenas quatro dias, a DEHS conseguiu identificar o responsável pelo homicídio, agravado pela crueldade em que foi praticado contra a vítima, que é uma pessoa com deficiência (PcD)", afirmou.
As investigações, conduzidas em parceria com a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), apontaram que o crime teria sido planejado pela filha da vítima. "O crime também contou a participação da filha da vítima, uma adolescente, e por isso a DEHS trocou informações com a Deaai, a qual representou pelo mandado de busca e apreensão e a internação dela", explicou Cunha.
Conforme o delegado Adanor Porto, adjunto da DEHS, as diligências levaram a Renato, vizinho de Francisca. Em depoimento, ele confessou o assassinato e alegou ter agido a pedido da adolescente, com quem mantinha um relacionamento amoroso.
"Ele confessou o crime e relatou como foi a dinâmica dos fatos, inclusive, afirmando que teria agido a mando da filha da vítima, de 12 anos, com quem ele mantinha um relacionamento escondido", informou o delegado.
De acordo com a polícia, a adolescente tinha uma relação conturbada com a mãe, principalmente porque Francisca não a deixava "sair e nem ter relacionamentos". Além disso, uma segunda linha de investigação aponta para um possível interesse de Renato e da adolescente em R$ 17 mil em benefícios que a vítima receberia por sua deficiência.
Apesar da confissão de Renato, a adolescente nega ter participado do crime. O delegado Luiz Rocha, titular da Deaai, informou que ela foi apreendida após o mandado de busca e apreensão ser deferido.
"Em interrogatório, ela confirmou que tinha um relacionamento conturbado com a mãe, porém negou qualquer participação na empreitada. Inclusive, a adolescente relatou que não tinha relacionamento com o autor, de 25 anos, e que apenas ele tinha interesse nela", disse o delegado.
Renato que tem 17 passagens criminais, a maioria por roubo, responderá por homicídio. Um procedimento por estupro de vulnerável também será remetido à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). A adolescente responderá por ato infracional análogo a homicídio.
ASSUNTOS: Policial