Compartilhe este texto

Drogas vindas do Peru cruzavam o rio Solimões para chegar a Manaus

Por Portal Do Holanda

28/07/2025 12h27 — em
Policial


Cocaína e maconha avaliada em R$ 50 milhões - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - Uma carga avaliada em cerca de R$ 50 milhões, composta por cocaína e maconha, foi interceptada enquanto cruzava o rio Solimões rumo a Manaus. A droga, segundo a investigação, teria saído da região do Peru e usava rotas fluviais no interior do Amazonas para chegar a capital.

Delegados Juan Valério, Bruno Fraga, Mário Paulo - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

"Foi uma operação que contou com o uso da lancha blindada, a mesma que os senhores acompanharam durante a entrega, e que possibilitou uma abordagem sem maiores riscos ou danos colaterais", contou o delegado Bruno Fraga em coletiva nesta segunda-feira (28). A ação aconteceu nas proximidades de Manacapuru e também contou com equipamentos de visão noturna.

Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

Os quatro tripulantes da embarcação, sendo três colombianos e um peruano, não ofereceram resistência durante a abordagem e foram presos em flagrante. "As investigações vão continuar para que nós consigamos chegar até as pessoas que iriam fazer a logística dela já aqui na cidade de Manaus", completou o delegado.

Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

A droga estava escondida em um rabetão. "Mesmo com o grupo escondido em uma embarcação típica da região, conseguimos identificá-los graças ao uso de equipamentos térmicos e à experiência da equipe. Eles estavam praticamente camuflados na mata", explicou o delegado Juan Valério, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

"Apesar de não ter havido muita resistência por parte dos indivíduos, foi uma missão difícil do ponto de vista de localizá-los e identificá-los no rio. Além da expertise dos policiais, que já têm muita experiência nas apreensões, foi de extrema importância o uso dos equipamentos optrônicos que temos, como visão noturna e equipamento termal, porque eles estavam numa pequena embarcação regional, um canoão, na verdade, que ficava muito próximo, muito rente ao fio d'água, escondido também nas matas que existem à beira do rio. Estávamos muito bem camuflados, mas, mesmo assim, insistimos no alvo, conseguimos identificá-lo e, quando realizamos a abordagem de maneira segura, eles não tiveram chance de se evadir ou pular na água; conseguimos prendê-los (...) Esse tipo de tecnologia reduz os riscos tanto para os policiais quanto para os próprios suspeitos. É uma operação de inteligência, não de confronto”, salientou.

Foto: Jander Robson/ Portal do HolandaFoto: Jander Robson/ Portal do Holanda


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial