Acusado de matar advogado em Manaus é um dos homicidas presos durante ação da PC
Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas, deu mais detalhes sobre a operação 'Alvo Certo' realizada na terça-feira (4), voltada ao combate de homicídios. Ao todo, 27 pessoas foram presas, sendo 16 já condenadas em regime fechado e foragidas, e 11 com prisão preventiva decretada. A ação contou com trabalho de inteligência da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter, coordenada pelo delegado Fábio Aly, que identificou e localizou os suspeitos em diversos pontos da capital e do interior do estado.
Entre os presos, está Wallaffi Rodrigues de Sousa, conhecido como “B.A.”, acusado de integrar uma organização criminosa e investigado pelo assassinato do advogado Luís Carlos Calderaro Souza, ocorrido em agosto de 2023, durante disputa por exploração ilegal de estacionamento na Feira da Aparecida. Segundo as investigações, o grupo criminoso buscava impor cobranças ilegais e eliminar obstáculos que interferissem em seus negócios.
A operação é considerada a maior do Amazonas voltada para o combate a homicídios, tirando 27 assassinos de circulação e garantindo que respondam pelos crimes cometidos. Segundo a Secretaria de Segurança, de janeiro a outubro de 2025, 364 homicidas já foram presos em Manaus, um aumento de 46,8% em relação ao mesmo período de 2023, e os resultados refletem em uma redução de 44% na taxa de homicídios na capital.
Além do combate a homicídios, o sistema de segurança estadual realiza ações integradas contra organizações criminosas, tráfico de drogas e milícias. Recentemente, foram apreendidas quase 1,3 tonelada de drogas e veículos, e desarticulados braços jurídicos e operacionais de quadrilhas, em operações realizadas com a participação de inteligência e cooperação interestadual.
A Secretaria de Segurança ressaltou a importância do trabalho conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos de inteligência, destacando a dedicação dos profissionais que atuam diariamente em operações de alto risco. A população é incentivada a colaborar com denúncias através do disque-denúncia 181, fortalecendo as ações que buscam reduzir a criminalidade e aumentar a segurança no Amazonas.
ASSUNTOS: Policial