Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Curandeiro dá passe em Artur Virgílio

Publicado

em

Por

Já habituada com a presença do “homem branco”,  uma tribo  da etnia Dessana recebeu na manhã de sábado a visita do candidato a prefeito pela coligação “O futuro é agora (PSDB/PPS)”, Artur Virgílio Neto. “Nossa casa, sua casa”, disse o curandeiro pajé Kissib Kmu, mais chamado de Raimundo, logo no primeiro encontro com o candidato. “Por incrível que pareça, já que somos uma aldeia muito visitada por turistas, essa é a primeira vez que um candidato a prefeito vem ao nosso encontro”, completou o pajé.

Localizada nas proximidades da Comunidade São João do Tupé, que fica as margens do Rio Negro e a 25 quilômetros de distância de Manaus, a tribo dos Dessana apresentou um ritual de boas vindas a Artur e sua esposa Goreth Garcia, seguido de uma oração na língua nativa para abençoar a vitória da coligação nas urnas. “Nós sempre acompanhamos o trabalho do senador pela televisão e agora estamos felizes com essa visita tão ilustre, por isso pedimos a Deus que abençoe essa disputa”, disse Kissib Kmu.

Emocionado com as homenagens e orgulhoso com a preocupação da tribo em manter viva a sua cultura, Artur disse que a sua gestão será voltada para o bem das pessoas, inclusive dos mais de 80 mil indígenas que se encontram nas áreas rurais e urbanas de Manaus. “Uma das minhas propostas para o povo indígena é oferecer a educação bilíngue, mais moradias e atendimento de saúde especial, que atenda suas necessidades e não invada a sua essência”, afirmou.

Artur declarou ainda que investirá no desenvolvimento do ecoturismo em comunidades como a de São João do Tupé, além de tornar a identidade indígena motivo de orgulho para o povo Amazonense. “Todos os brasileiros, até os mais caucasianos da Região Sul do Brasil, são de origem indígena, então não há motivos para sentimentos de vergonha, ao contrário, devemos enaltecer essa identidade que também é nossa”, conclui Artur.

NULL

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.