Compartilhe este texto

Manaus oferece consultas e serviços de cidadania gratuitos nesta segunda; veja onde ir

Por Portal Do Holanda

11/01/2026 22h14 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com o objetivo de intensificar o combate à hanseníase, a Prefeitura de Manaus inicia, nesta segunda-feira (12/1), a campanha Janeiro Roxo 2026. A abertura oficial ocorre às 8h, na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital.

O evento de lançamento contará com uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Além da conscientização sobre a doença, o público terá acesso a uma série de serviços gratuitos:

Atendimento Médico: Consultas em clínica geral, dermatologia e pediatria.

Imunização: Atualização do calendário básico de vacinação.

Assistência Social: Serviços do Cadastro Único (CadÚnico).

Bem-estar: Ações de autocuidado e promoção da saúde.

Alerta para o diagnóstico precoce

A campanha, que se estende por todo o mês de janeiro, busca reverter os indicadores da doença na capital. Dados da Semsa revelam que, em 2025, Manaus registrou 106 novos casos de hanseníase. Um dado que preocupa as autoridades de saúde é a detecção em jovens: do total de novos registros, dez ocorreram em menores de 15 anos.

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução lenta. O principal desafio das equipes de saúde é o diagnóstico tardio, que pode resultar em deformidades e deficiências físicas permanentes. Quando identificada precocemente, a doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas