8 t de pirarucu e 300 Kg de carne de jacaré são apreendidos no Amazonas
Manaus/AM - Mais de oito toneladas de pirarucu e 300 quilos de carne de jacaré foram apreendidas durante fiscalização na embarcação Deysy Regina na cidade de Coari, no Amazonas.
O material estava escondido na parte inferior do barco e está avaliado em R$ 163 mil. O proprietário da embarcação foi detido pelas equipes policiais e vai responder por crime ambiental.
O caso foi registrado na Delegacia que funciona dentro da Base Arpão. O infrator pagou fiança, no valor de R$ 8.350,00, e vai responder em liberdade. A pena para o crime é de até três anos de detenção.
Considerado o maior peixe de escamas de água doce do mundo, o pirarucu tem a pesca proibida o ano inteiro pela Lei do Defeso. Só o permitido o comércio com licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O comércio de carne de Jacaré não é permitido no Brasil desde 1967.
No último sábado, os agentes ambientais e os policiais civis e militares que atuam na Base Arpão localizaram cinco quelônios, 50 ovos de tracajá e cerca de 10 quilos de pirarucu em outra abordagem no município de Coari. Ninguém foi preso.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas