Siga o Portal do Holanda

II SIGAM

TCE lança aplicativo ‘Sou Eco’ para receber denúncias sobre crimes ambientais

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou, na manhã desta sexta-feira (18), o aplicativo para smartphones "Sou Eco”. A ferramenta possibilita que cidadãos encaminhem denúncias de crimes ambientais ou sobre a má prestação de serviços públicos diretamente ao Tribunal com fotos e possibilidade de georreferenciamento.

O lançamento do app foi realizado durante o II Simpósio Internacional Sobre Gestão Ambiental e controle de Contas Públicas, promovido pela Corte de Contas desde a última quinta-feira (17), no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Idealizado pelo coordenador de ações ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, o app foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Funcionamento simples

De acordo com o conselheiro Júlio Pinheiro, ao receber a denúncia via aplicativo o Tribunal de Contas terá, além da foto enviada pelo usuário, a localização exata de onde está acontecendo o problema e agirá imediatamente para apurar o fato e penalizar os infratores, ou, se for o caso, encaminhar ao órgão responsável.

“O aplicativo vai funcionar exatamente como intermediador entre a população e o Tribunal. A partir do momento em que nós recebermos a denúncia, nós agiremos naquilo que for a nossa competência. O que não for de nossa competência, com certeza, será encaminhado aos órgãos responsáveis”, explicou o conselheiro Júlio Pinheiro.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, afirmou que a Corte de Contas dá um importante passo em busca da sustentabilidade e preservação do meio ambiente ao possibilitar que o cidadão denuncie possíveis irregularidades em tempo real.

“O TCE está muito satisfeito em disponibilizar mais esta ferramenta de fiscalização diretamente nas mãos de todos os cidadãos do Amazonas. Agora qualquer pessoa poderá utilizar a tecnologia em favor da preservação da natureza e nós, do Tribunal, estamos felizes em poder proporcionar isso”, disse Yara Lins dos Santos.

Para o presidente eleito do TCE, conselheiro Mário de Mello, toda a população tem uma grande responsabilidade quando se trata de questões ambientais.

“Todos nós somos responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente, até mesmo para proteger as gerações futuras. Temos que entender que o meio ambiente é de responsabilidade de todos e o cidadão deve denunciar irregularidades. O nosso principal objetivo é esse: fazer com que todos os cidadãos se tornem responsáveis por cuidar da nossa Amazônia”, disse.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e, neste primeiro momento, está disponível apenas no sistema operacional Android. Conforme o conselheiro Júlio Pinheiro, a versão para IOS deve ser disponibilizada nos próximos dias.

Fametro compra um grande problema

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.