Oficina prepara alunos e professores para educação em espaço não formal
Manaus/AM - Alunos e professores de 28 escolas da rede pública do Amazonas participaram de uma formação continuada, que teve o objetivo de fomentar subsídios teórico-práticos aos professores de Ciências Naturais, para que eles prepararem ações educativas em espaços de Educação Não Formal Amazônicos, tendo como base as características particulares de cada local. A oficina, que ocorreu no Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque Dez, iniciou na semana passada e finalizou na manhã desta quarta-feira (20/12).
O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e teve como coordenadores institucionais da Seduc, os professores Aline Almeida e Mailson Rafael Ferreira, dos Anos Finais, ambos da Gerência de Ensino Fundamental. Aline Almeida ficou com os professores beneficiados dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e Mailson com os dos Anos Finais.

O evento teve como tema: “Espaços de Educação Não Formal Amazônicos”, ênfase nas possibilidades e desafios na formação de professores de Ciência Naturais. “A formação está abrindo nossa visão de como fazer, como começar nossos trabalhos. Aqui eu consigo mostrar a realidade relacionando com o conteúdo que a gente estuda na sala de aula, como o ecossistema, os seres vivos, a cadeia alimentar”, destaca a professora do 4º ano de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Maria Auxiliadora, da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzzy, que levou seis alunos da turma para essa aula prática no Parque.
A oficina contou com a presença de alunos e professores de quatro escolas estaduais, dos anos inicias, e de mais quatro, dos anos finais de Ensino Fundamental. Os professores participam da formação continuada e os alunos de uma aula prática. Através de uma caminhada pelas trilhas do Parque do Mindu, os jovens conheceram mais de perto sobre assuntos que foram ministradas em sala de aula durante o ano.
O aluno Lucas Daniel Santos Pinheiro, 14, do 8º ano da Escola Estadual Fueth Paulo Mourão, localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, conta que a experiência foi boa. ”Eu nunca fui a um parque e ver novas coisas pra mim é muito inovador. Aprendi bastante inclusive sobre os diafanizados, plantas em decomposição, vários tipos de cogumelos, animais, e foi muito legal” disse Lucas.

Para uma das formadoras, professora Hiléia Monteiro Maciel, a ação é uma prática diferenciada. “É necessário essa relação da teoria e prática para os alunos e professores. O professor tem que estar em constante processo de formação” explica Hiléia, que é professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEA. “Os professores assim como os alunos estão gostando muito da aula prática. E estamos dando o apoio para a formação e execução na realização das aulas em espaço não formal”, enfatiza o coordenador Rafael.
As próximas oficinas acontecem no Parque Estadual Sumaúma, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, e outra no Bosque da Ciência, localizado em Petrópolis, zona centro-sul de Manaus, as duas planejadas para ocorrer no próximo ano.
O encerramento das oficinas será em maio de 2018 e culminará com a apresentação do trabalho Relatos de Experiência no Encontro de Formação de Professores nos Espaços de Educação Não Formal Amazônico, e entrega de certificados.
ASSUNTOS: Amazonas