No Amazonas, Luz para Todos chega a 648 mil pessoas
Companhia tem 6.531 comunidades da área rural cadastradas
Manaus/AM - O diretor de Distribuição do Interior, da Amazonas Energia, Radyr Gomes de Oliveira, foi o convidado desta terça-feira, 28, do programa Hora do H, apresentado por Humberto Amorim, quando falou inclusive sobre o programa Luz para Todos.
Radyr Oliveira, que tem carreira com mais de 30 anos na Amazonas Energia, diz que "gerar e distribuir energia no Amazonas é missão”, ao afirmar que continua trabalhando para levar energia a todas as casas do Estado, mas reconhece que ainda há muito por fazer para atingir esse objetivo.
Entre os obstáculos citados pelo diretor de Distribuição, que já coordenou o programa Luz para Todos no Estado, estão as peculiaridades regionais como as grandes distâncias, os rios amazônicos e as enchentes destes.
Com cerca de 900 mil pessoas morando nas áreas rurais, o Amazonas tem 6.531 comunidades cadastradas no banco de dados da Amazonas Energia, diz Radyr, ao informar que o Luz Para Todos tirou 648 mil pessoas da escuridão, desde 2003, quando começou.
O diretor da Amazonas Energia explica que as peculiaridade regionais o levaram a um trabalho de convencimento da empresa, ainda à época em que era controlada pela Eletrobrás. O problema era que os postes de 11 metros, da rede convencional, não satisfaziam a região em face das enchentes anuais. A Eletrobrás autorizou a utilização de postes maiores e, hoje, a rede elétrica tem postes de até 33 metros.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, Amazonas Energia, amazônia, área rural, dados, energia, entrevista, Hora do H, Humberto Amorim, interior, luz para todos, serviço, Amazonas