Compartilhe este texto

Manaus integra vigilância de reações adversas no tratamento da malária

Por Portal Do Holanda

16/07/2019 14h30 — em
Amazonas



A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Ministério da Saúde, iniciou na segunda-feira, dia 15, a capacitação de profissionais de saúde para a implementação do projeto de Fortalecimento da Farmacovigilância e Adesão Terapêutica ao Tratamento Antimalárico na Região das Américas.

A gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Alinne Antolini, explica que o projeto consiste em uma cooperação internacional que tem como objetivo a implantação de um sistema de farmacovigilância ativa das reações adversas dos medicamentos usados no tratamento da malária. 

Segundo a gerente, é um projeto-piloto que também está sendo implantado em outros países e Manaus foi a capital brasileira selecionada para participar da implementação das ações.

Sem informações sistematizadas

“Atualmente, quando o paciente apresenta reação adversa a um medicamento no tratamento da malária, é feito um acompanhamento médico. Mas, o Brasil, assim como outros países das Américas, não tem a rotina de notificação das reações adversas dos medicamentos utilizados no controle da malária, ou seja, não há informação sobre o tema de forma sistematizada. A partir da conclusão do projeto, a perspectiva é que os governos tenham informações mais concretas para estabelecer políticas públicas que possam fortalecer a segurança dos medicamentos e também melhorar a adesão ao tratamento contra a malária”, informou Alinne Antolini.

Para a implementação do projeto em Manaus, a Semsa irá capacitar todos os profissionais envolvidos na notificação, diagnóstico, dispensação de medicação e tratamento da malária nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, incluindo chefes de endemias, agentes de endemias, microscopistas e chefes de farmácia, envolvendo ainda profissionais da rede estadual de saúde.

Foto: Divulgação/Semsa


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: malária, Manaus, saúde, Semsa, Tratamento Antimalárico, Amazonas

+ Amazonas