Siga o Portal do Holanda

Turismo

Amazonas destaca potencialidades em evento sobre turismo na Suframa

Publicado

em

Coronavírus já pode estar dentro de casa


A abundância dos atrativos e potencialidades naturais da Amazônia e a necessidade de integração dos estados amazônicos visando à oferta de roteiros conjuntos e ao fortalecimento do turismo regional foram ações destacadas nesta terça-feira, dia 9, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), durante o segundo dia do seminário “O turismo como vetor de desenvolvimento da Amazônia”. 

Oportunidades no Amazonas

Os gargalos e as oportunidades de crescimento do turismo do Estado do Amazonas foram apresentados conjuntamente pela diretora-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Rosilene Medeiros, pelo secretário Executivo de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti-AM), Renato Freitas, e pelo secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.

Rosilene Medeiros destacou a capacidade do turismo de impulsionar a economia agregando valor aos mais variados segmentos, bem como o fato de o Estado do Amazonas possuir mais de 97% de sua floresta conservada. Ela citou também as linhas de ação da Amazonastur, entre elas a reestruturação do Fórum Estadual de Turismo, a elaboração do Plano Estadual de Turismo do Amazonas, com ações válidas até 2030, e a adequação da Lei Estadual de Turismo.

Outras ações mencionadas foram a instalação de infraestrutura de receptivo, com informes importantes sobre licitação para reforma do Centro de Atendimento ao Turista na Praça de São Sebastião, em Manaus, e para reforma do aeroporto de Barcelos, tendo em vista que a temporada da pesca esportiva naquele município começa no mês de setembro, e a implementação de sinalização turística em diversos municípios de interesse no interior.

Arranjos produtivos devem ser fortalecidos

O representante da Seplancti-AM, Renato Freitas, destacou, principalmente, a necessidade de fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do turismo ecológico e do turismo rural no Estado. Ele mencionou, ainda, projeto do Governo do Estado para criação do Corredor de Integração Territorial ao longo da BR-319, destacando a importância do funcionamento da rodovia para a integração e a ampliação do fluxo turístico de toda a região, e apresentou a sugestão da criação de um Fórum de Turismo Regional, que reuniria os principais atores da cadeia turística amazônica, periodicamente, para discussão de diretrizes e ações conjuntas de planejamento.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, pelo vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, e pela diretora-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Rosilene Medeiros. Após o pronunciamento das autoridades, o evento seguiu, na parte da manhã, com apresentações de dirigentes de órgãos governamentais ligados ao turismo nos Estados do Pará, Roraima, Rondônia e Amazonas.

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.