Saiba a diferença entre bala convencional e bala cenográfica

Por Portal do Holanda

22/10/2021 17h15 — em Mundo

Arte: Liminha Júnior

Nesta quinta-feira (21), duas pessoas foram atingidas no acidente quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator Alec Baldwin no set de filmagem do filme ‘Rust'. A produção do filme afirmou que o disparo foi feito com balas de festim, usadas na indústria cinematográfica para simular munições reais. A principal diferença é que esses cartuchos não têm projétil, a parte da munição que é arremessada durante o tiro.

Arte: Liminha Jr.

O Tenente da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Marcos Aurélio dos Santos, explicou ao G1 a diferença entre as balas convencionais e as de festim. "Uma bala é composta de quatro partes: estojo (capsula), pó propelente (pólvora), espoleta (na base do cartucho) e projétil (ponta)

"Ao disparar a arma, a espoleta solta uma fagulha que queima o propelente, a liberação de gases em alta temperatura empurra o projétil, para atingir o alvo. Quando a bala é de festim a ponta onde deveria estar o projétil, está vazia”, explicou.

As armas cenográficas podem variar de acordo com a produção do filme, podendo ser usadas: armas de balas de festim, de borracha e armas verdadeiras que tiveram problemas de funcionamento e ficaram inutilizadas. Contudo, mesmo sem projétil as armas cenográficas ainda são perigosas pois soltam detritos que podem queimar ou ferir quem estiver próximo.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo