Papa Francisco tem problema respiratório e pede para auxiliar ler discurso
| During the reading of his homily for the Jubilee of the Armed Forces in St. Peter's Square, Pope Francis had to ask for help to finish due to respiratory problems pic.twitter.com/boVOQQdzTK
— VOZ (@Voz_US) February 9, 2025
RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - O papa Francisco teve dificuldade respiratória e precisou interromper um discurso durante cerimônia no Vaticano neste domingo (9). O pontífice pediu para um auxiliar continuar a leitura do texto.
"Agora peço desculpas e peço ao mestre para continuar a leitura, porque estou com dificuldades para respirar", disse Francisco, que lia o discurso sentado em uma plataforma elevada na Praça São Pedro.
Em seguida, o pontífice argentino, de 88 anos de idade, foi aplaudido pelas centenas de presentes na missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança.
Coube ao arcebispo Diego Ravelli a continuidade da leitura da homilia. O evento realizado neste domingo (9) faz parte do Jubileu, celebração católica que acontece a cada 25 anos e que é tida pela Igreja como um período de perdão, reconciliação e renovação espiritual.
Segundo a agência de notícias italiana Ansa, cerca de 30 mil militares estavam no local neste domingo.
Após a repassar a leitura da homilia, o papa realizou uma oração mais curta. Francisco rezou pela paz nas diversas zonas de conflito no mundo e disse que as forças armadas só devem ser usadas na defesa legítima e nunca para dominar outro país.
"Este serviço armado só tem de exercer defesa própria, nunca para impor o domínio sobre outras nações e sempre respeitar as convenções internacionais sobre conflitos", disse o bispo de Roma.
Na quarta-feira (5), o papa Francisco disse que estava sofrendo de um "forte resfriado" e pediu a um auxiliar para ler sua mensagem preparada para sua audiência geral semanal no Vaticano. Na ocasião, a Santa Sé informou que ele iria realizar reuniões em sua casa no Vaticano, na sexta e no sábado, para descansar, pois sofre de bronquite.
Francisco é papa desde março de 2013, quando foi escolhido no conclave após a renúncia de Bento XVI, papa emérito por quase uma década. Nos últimos dois anos, o atual líder da Igreja Católica sofreu de gripe e problemas de saúde relacionados várias vezes --quando era jovem, parte de um de pulmões de Francisco foi removida.
O papa também sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando a bochecha em dezembro e ferindo o braço em janeiro. Em 2021, ele foi submetido a uma cirurgia no cólon, parte do intestino grosso.
ASSUNTOS: Mundo