Papa Leão XIV alerta padres sobre uso de IA e redes sociais
O Papa Leão XIV alertou sacerdotes sobre o uso de Inteligência Artificial e a atuação nas redes sociais durante encontro com o clero da Diocese de Roma, realizado na Sala Paulo VI, no Vaticano. Na reunião, o pontífice classificou os temas como “armadilhas da internet” e pediu atenção dos religiosos ao preparo das homilias.
Em discurso, o papa criticou a “tentação de preparar as homilias com Inteligência Artificial” e defendeu que os presbíteros utilizem a própria capacidade intelectual na missão de evangelizar. “Como todos os músculos do corpo, se não os usamos, se não os movemos, eles morrem. O cérebro precisa ser usado”, afirmou. Segundo ele, a inteligência também deve ser exercitada para não perder sua função.
Leão XIV ressaltou ainda que ferramentas tecnológicas não substituem a vivência da fé. “Nossa inteligência precisa ser exercitada um pouco para não perder essa capacidade”, disse. Para o líder da Igreja Católica, recursos de IA “nunca serão capazes de compartilhar a fé”. “Fazer uma verdadeira homilia é compartilhar a fé”, acrescentou.
O pontífice também fez um alerta sobre a busca por popularidade nas plataformas digitais. “Eu tenho tantos seguidores, tantos likes, porque veem o que estou dizendo… Não é você: se não estamos transmitindo a mensagem de Jesus Cristo talvez estejamos errando”, declarou. Ele concluiu pedindo reflexão e humildade aos religiosos: “É preciso refletir muito bem, com muita humildade, para ver quem somos e o que estamos fazendo”.
ASSUNTOS: Mundo