Compartilhe este texto

Papa Leão 14 pede o fim do antissemitismo no mundo

Por Reuters

28/01/2026 7h34 — em
Geral



CIDADE DO VATICANO, 28 Jan (Reuters) - O papa Leão 14 pediu na quarta-feira o fim do antissemitismo em todo o mundo, marcando a data de lembrança anual do Holocausto com uma oração por um mundo sem preconceito ou racismo.

"Nesta ocasião anual de dolorosa lembrança, peço ao Todo-Poderoso o dom de um mundo sem mais antissemitismo e sem mais preconceito, opressão ou perseguição de qualquer ser humano", disse o papa durante sua audiência semanal no Vaticano.

Leão, o primeiro papa norte-americano, fez um apelo aos líderes mundiais para que "permaneçam sempre vigilantes, para que o horror do genocídio nunca mais caia sobre nenhum povo".

O Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, estabelecido pelas Nações Unidas, foi marcado na terça-feira.

As relações entre a Igreja Católica e o judaísmo melhoraram nas últimas décadas, após séculos de animosidade.

Leão, assim como seu antecessor, o papa Francisco, condenou o antissemitismo várias vezes desde que se tornou o líder da Igreja Católica, com 1,4 bilhão de seguidores, em maio passado.

(Reportagem de Joshua McElwee)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral