Compartilhe este texto

Netanyahu anuncia morte de líder do Hamas

Por Folha de São Paulo

28/05/2025 10h45 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta quarta-feira (28) que Mohammad Sinwar, um dos mais procurados membros do Hamas, foi morto na Faixa de Gaza. O grupo terrorista ainda não se pronunciou sobre o suposto assassinato.

Mohammad havia sido promovido ao alto escalão do grupo no ano passado, depois que Tel Aviv matou seu irmão, Yahya, um dos fundadores da ala militar da facção, em outubro de 2024.

A liderança do grupo havia caído no colo de Mohammad após uma sucessão de mortes na cúpula do grupo entre julho e outubro do ano passado.

Nesse período, foram mortos por Tel Aviv os então líderes das alas política e militar do Hamas, Ismail Haniyeh e Mohammed Deif, respectivamente. O primeiro foi sucedido por Yahya Sinwar até também ser assassinado.

Antes disso, os braços direitos de ambos Deif e Haniyeh também haviam sido mortos: Saleh al-Arouri, vice-chefe político, em janeiro de 2024, e Marwan Issa, vice-comandante, em março do mesmo ano.

A morte de Haniyeh foi particularmente marcante devido às circunstâncias em que aconteceu. O líder foi assassinado em Teerã logo depois de participar da posse do novo presidente do país, Masoud Pezeshkian, ameaçando o envolvimento da nação persa na guerra —o país é o principal fiador do Hamas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo