Ministro russo é achado morto horas após ser demitido por Putin
O ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit, foi encontrado morto nesta segunda-feira (7), poucas horas depois de ser demitido pelo presidente Vladimir Putin. O corpo do ex-ministro foi localizado dentro de seu carro, com um ferimento de bala. Segundo o jornal russo Izvestiya, Starovoit teria atirado em si mesmo.
De acordo com fontes policiais citadas pela imprensa local, uma pistola pertencente ao ex-ministro foi encontrada ao lado do corpo. O Comitê Investigativo da Rússia informou que a hipótese inicial aponta para suicídio. Roman Starovoit havia sido nomeado ministro em maio de 2024, após atuar como governador da região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia.
O decreto presidencial que oficializou a saída de Starovoit não apresentou justificativas. O Kremlin nomeou Andrei Nikitin como ministro interino dos Transportes e divulgou imagens do novo chefe da pasta reunido com Putin. O porta-voz Dmitry Peskov afirmou que Nikitin possui o perfil adequado para liderar o ministério em um momento considerado crucial para o país.
Segundo fontes ouvidas pela agência Reuters, a permanência de Starovoit no governo já vinha sendo questionada devido a escândalos de corrupção registrados em Kursk durante sua gestão. Após sua saída da região, parte das autoridades locais chegou a ser presa, e seu sucessor foi acusado de desvio de recursos destinados à Defesa.
ASSUNTOS: Mundo