Ministro avisa que Irã não irá desistir de programa nuclear
Majid Takht-Ravanchi, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, afirmou nesta segunda-feira (30), que o país não vai desistir do programa nuclear e impôs condição para voltar a negociar com os Estados Unidos.
Em seu depoimento, Ravanchi afirmou vai continuar enriquecendo urânio e que só sentará à mesa com Donald Trump se o líder americano prometer que bombardeará o Irã novamente durante as tratativas.
" Os EUA precisam ser bastante claros sobre esta questão tão importante e o que eles vão nos oferecer para gerar a confiança necessária para tal diálogo", declarou.
Trump já estava em negociação com os iranianos antes de apoiar os israelenses e atacar usinas nucleares do Irã há alguns dias, mas a conversa não vingou.
Ravanchi criticou a atitude dos EUA e disse que ninguém ditará que o Irã não pode ter um programa nuclear.
"O nível disso pode ser discutido, a capacidade pode ser discutida, mas dizer que não se deve ter enriquecimento, que se deve ter enriquecimento zero, e se não concordar, nós o bombardearemos — essa é a lei da selva", ressaltou.
Três usinas nucleares do Irã, Fordow, Natanz e Isfahan, foram destruídas pelos americanos e o feito inflamou ainda mais a relação EUA-Irã.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo