Israel intensifica ataques e militares ordenam evacuação em Gaza
Os militares israelenses ordenaram neste domingo (29) que moradores do norte de Gaza, incluindo a Cidade de Gaza e Jabalia, evacuem para o sul em direção a Al-Mawasi, área definida como "humanitária". A informação é da agência Reuteurs.
A decisão ocorre em meio à intensificação dos bombardeios, que já deixaram dezenas de mortos, incluindo crianças, mesmo em zonas consideradas seguras. Muitos dos ataques israelenses nas últimas semanas mataram dezenas de pessoas que buscavam ajuda em pontos de distribuição de alimento. Na última semana, o escritório de direitos humanos da ONU acusou Isarel de matar mais de 400 palestinos que buscavam ajuda humanitária. “Pessoas desesperadas e famintas em Gaza continuam enfrentando a escolha desumana de morrer de fome ou correr o risco de serem mortas ao tentar conseguir comida”, afirmou Thameen Al-Kheetan a repórteres em uma coletiva de imprensa em Genebra na última terça-feira (24).
Ao mesmo tempo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressiona por um cessar-fogo imediato e pela libertação dos reféns mantidos pelo Hamas. Trump afirmou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estaria negociando diretamente com o grupo. No domingo, um soldado israelense foi morto durante as operações militares.
Os esforços de mediação, liderados pelo Catar e apoiados pelos EUA, enfrentam dificuldades para avançar. A ONU critica as condições da distribuição de ajuda humanitária em Gaza, alertando para os riscos à população civil.
ASSUNTOS: Mundo