Venezuela anuncia diálogo para retomar relações diplomáticas com os EUA
O governo da Venezuela anunciou que iniciará um “processo exploratório diplomático” com os Estados Unidos para tentar restabelecer as relações entre os dois países, rompidas desde 2019. O comunicado foi divulgado nesta sexta-feira (9) pelo chanceler Yván Gil e afirma que o diálogo tratará de temas de interesse mútuo e de denúncias feitas por Caracas contra Washington.
Segundo o governo venezuelano, a iniciativa ocorre após a invasão militar dos Estados Unidos no último sábado (3), que teria resultado no sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores. No texto, a Venezuela classifica a ação como “agressão criminosa, ilegítima e ilegal”, afirma que houve mortes de civis e militares e sustenta que o episódio viola o direito internacional e a soberania do país.
A crise gerou reação internacional. O governo brasileiro classificou o sequestro de Maduro como grave durante reunião da OEA, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu o tema com líderes da região, incluindo o presidente da Colômbia. Nos Estados Unidos, o Senado aprovou uma resolução para restringir o uso da força militar contra a Venezuela sem autorização do Congresso.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo