EUA anunciam que Maduro e esposa serão julgados por narcoterrorismo em NY
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a primeira-dama Cilia Flores serão julgados pela Justiça dos Estados Unidos em um tribunal de Nova York, informou neste sábado (3) a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi. Segundo ela, o casal foi formalmente denunciado pela Procuradoria-geral americana por crimes relacionados ao narcotráfico e ao uso de armamento pesado.
De acordo com Bondi, as acusações incluem conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, além de conspiração para posse de armamento de guerra. O processo tramita no Distrito Sul de Nova York, um dos principais tribunais federais dos EUA, conhecido por julgar casos de grande repercussão internacional.
A procuradora-geral não informou a data do julgamento e afirmou apenas que o processo terá início “em breve”. Ela também não confirmou se Maduro e a esposa já foram levados para os Estados Unidos nem divulgou informações sobre o paradeiro do presidente venezuelano. “Em breve, eles enfrentarão toda a severidade da Justiça americana em solo americano”, declarou Bondi.
O anúncio ocorre em meio a uma escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Mais cedo, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que forças dos EUA realizaram um ataque de grande escala no país e capturaram Nicolás Maduro. A informação ainda não foi confirmada oficialmente pelas autoridades venezuelanas, e a situação segue em atualização.
VEJA TAMBÉM:
EUA atacam a Venezuela e dizem que capturaram Maduro
Ataque dos EUA à Venezuela: vídeos mostram noite de explosões em Caracas
Governo Maduro acusa EUA de agressão militar e ativa planos de defesa na Venezuela
Maduro teria sido capturado por tropa de elite durante ataque dos EUA, diz TV
Rússia condena ataque dos EUA à Venezuela e cobra diálogo
Milei comemora ataque dos EUA à Venezuela: "A liberdade avança"
Testemunha descreve ataque dos EUA à Venezuela: "O chão começou a tremer"
De motorista de ônibus a alvo dos EUA: confira trajetória de Nicolás Maduro
Governo da Venezuela perde contato com Maduro após ofensiva dos EUA
Defesa da Venezuela denúncia mortes de civis e aciona poder de fogo total; vídeo
Governo Lula convoca reunião de emergência após ataque dos EUA à Venezuela
É fake a imagem que mostra Nicolás Maduro capturado pelos Estados Unidos
ASSUNTOS: Mundo