Compartilhe este texto

Estudo revela como novo oceano pode surgir e separar continente africano

Por Portal Do Holanda

14/10/2025 14h06 — em
Mundo


Foto: Reprodução

Um grupo internacional de cientistas descobriu que o calor das profundezas da Terra está empurrando e esticando o leste africano em ciclos regulares, semelhantes a “batimentos cardíacos geológicos”. O estudo, publicado na Nature Geoscience, revelou que o manto sob a região de Afar, na Etiópia, pulsa em intervalos que influenciam o afastamento das placas tectônicas e a formação de fissuras visíveis até por satélite.

A pesquisa analisou mais de 130 amostras de rochas e mostrou a presença de uma pluma mantélica assimétrica, com padrões químicos que se repetem como “códigos de barras”, indicando fluxos cíclicos de calor. Esses movimentos, embora lentos, explicam por que o continente africano está se dividindo gradualmente, em um processo que pode levar milhões de anos até formar um novo oceano.

Os cientistas afirmam que estudar o fenômeno no Chifre da África ajuda a entender como antigos oceanos, como o Atlântico, surgiram a partir da fragmentação da Pangeia há cerca de 150 milhões de anos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo