Compartilhe este texto

Democratas no Senado dos EUA renovam tentativa de estender subsídios do Obamacare

Por Reuters

04/12/2025 17h48 — em
Mundo



Por Nolan D. McCaskill e Richard Cowan

WASHINGTON, 4 Dez (Reuters) - Os democratas colocarão em votação no Senado dos Estados Unidos na próxima semana uma extensão de três anos dos subsídios de seguro-saúde que estão expirando, disse o líder da minoria, Chuck Schumer, nesta quinta-feira, um esforço tardio para reviver uma proposta que os republicanos bloquearam no início deste ano.

O líder da maioria no Senado, John Thune, comprometeu-se a dar aos democratas uma votação sobre a legislação de saúde em um acordo no mês passado para encerrar uma paralisação recorde de 43 dias do governo.

"Os democratas do Senado apresentarão uma legislação para uma extensão limpa de três anos dos atuais créditos fiscais da ACA", disse Schumer, referindo-se à sigla em inglês da Lei de Cuidados Acessíveis, também conhecida como Obamacare.

"Os republicanos têm uma semana para decidir sua posição. Votem a favor desse projeto de lei e reduzam os custos da saúde ou bloqueiem esse projeto de lei e façam com que os prêmios disparem."

A votação ocorrerá em 11 de dezembro.

Thune rejeitou o plano dos democratas, dizendo aos repórteres que ele foi "projetado para fracassar".

Os democratas acreditam que a perda dos subsídios usados por 24 milhões de pessoas será uma questão galvanizadora para os eleitores nas eleições de meio de mandato do próximo ano, quando o controle do Congresso estará em jogo.

Thune disse que "uma conversa séria sobre uma solução real" pode ocorrer depois que o projeto de lei não for aprovado.

Os democratas instigaram a paralisação do governo federal para pressionar os republicanos a estender os subsídios, que expiram no final deste ano. Embora haja algum apoio para uma prorrogação, os republicanos pediram reformas, como limites de renda para a elegibilidade aos créditos tributários e a adição de restrições da Emenda Hyde, que proíbe o uso de fundos federais para pagar pela cobertura do aborto.

A proposta democrata precisa de 60 votos para encerrar o debate e avançar para uma votação final de maioria simples no Senado, onde os republicanos controlam 53 das 100 cadeiras.

Schumer disse que todos os democratas do Senado apoiariam a medida, o que significa que seriam necessários 13 votos republicanos. Parecia improvável que a medida atraísse apoio suficiente.

PRESIDENTE DA CÂMARA NÃO SE COMPROMETE, CRONOGRAMA APERTADO

O presidente da Câmara dos Deputados, Mike Johnson, disse aos repórteres nesta quinta-feira que estava trabalhando para finalizar um projeto de lei de saúde para colocar em votação na Câmara antes do recesso do ano na semana de 15 de dezembro. Ele não se comprometeu a realizar uma votação sobre qualquer legislação de saúde aprovada pelo Senado.

O plano de Schumer está de acordo com a abordagem que os democratas da Câmara estão buscando. Ainda não está claro se os republicanos do Senado proporão um projeto de lei próprio na próxima semana ou no final de dezembro.

O Congresso está correndo contra um cronograma apertado. O dia 15 de dezembro é o último dia para os participantes do Obamacare se inscreverem ou mudarem de plano de seguro para cobertura a partir de 1º de janeiro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo