Vídeo: Maduro pede brasileiros saiam às ruas para apoiar a Venezuela contra Trump
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo inusitado aos brasileiros durante um programa de TV transmitido nesta quinta-feira (4). Na ocasião, ele pediu que as pessoas saiam às ruas em apoio à soberania da Venezuela.
“A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano. Povo do Brasil, às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania. Eu falo para vocês toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Que viva o Brasil”, declarou o líder chavista, arriscando um “portunhol”.
O discurso ocorreu após Maduro agradecer ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e receber um boné de presente durante o programa. O apelo acontece em meio ao cenário tenso entre a Venezuela e os Estados Unidos, justificada pelo combate ao tráfico de drogas.
Recentemente, o governo Trump realizou bombardeios contra embarcações no Mar do Caribe e no Pacífico, incluindo um ataque recente perto da Colômbia. Washington acusa Maduro de liderar o suposto grupo criminoso “Cartel de los Soles”, o que ele nega.
Segundo o jornal The New York Times, desde que as ofensivas começaram, o presidente venezuelano reforçou sua segurança pessoal, mudando frequentemente o local onde dorme e o celular que utiliza, ampliou o número de guarda-costas cubanos e designou oficiais de contraespionagem para as forças armadas.
O presidente também reduziu drasticamente a participação em eventos de ruas e tem feito apenas aparições esporádicas. No mês passado, o presidente americano chegou a dar um prazo para que Maduro deixasse o poder, mas o venezuelano ignorou o ultimato.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo